terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Situação do aeroporto de Muriaé é citado em blog da cidade


Vista parcial do Bairro Aeroporto

Foi publicada matéria,  em respeitavel blog da cidade,  sobre o aeroporto de Muriaé , que está interditado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação. A matéria faz, e muito bem, menção sobre a precariedade do campo de pouso,  no que tange a segurança. Porém, ficamos incomodados com depoimento de um usuário do aeroporto que responsabilizou os moradores pela falta de segurança, ele diz


"O problema são as pessoas da comunidade que atravessam a pista a todo momento e animais que soltam lá - um dia desci de avião aí e um cachorro estava correndo atrás do jato.. ridículo. um trem de pouso quebrado aí, por menor que seja, causa um prejuízo milionário, na melhor das hipóteses, e uma tragédia, na pior. Segurança de vôo é fundamental. Já vi gente, cavalo e cachorro na pista. Um dia tinha uns cinco porcos. Um absurdo. - disse um usuário do Aeroporto de Muriaé que mora fora "
 

Então    fizemos os comentários que se reproduz aqui:

Sou morador do bairro e reconheço a precariedade do Aeroporto de Muriaé. Mas culpar os moradores ou cachorros da comunidade pela interdição… aí e´demais. A responsabilidade é da administração do local que não faze o necessário para evitar a presença de animais ou pessoas no local. O Campo de pouso é usado como área de lazer ( o que é errado) mas, Por que? Eu mesmo respondo; Não existem no bairro praça pública, quadras de esporte, áreas de convivência, espaços para o lazer das crianças comunidade…Em épocas de eleições o morro fica infestado de políticos oportunistas que só prometem…mas não fazem nada para resolver os problemas da comunidade…
 

E digo mais: Nos últimos tempos, temos um agravamento da violência e a praga do crack já se faz presente no bairro Aeroporto. Então, clamo as autoridades para se preocuparem com a segurança do campo de pouso…mas também, com nossos jovens e crianças que estão sendo cooptadas pela marginalidade por falta de opção ou politicas públicas no local…Reconheço que o CRAS do Aeroporto tem feito um ótimo trabalho…mas é pouco. Nos fins de semana, a vulnerabilidade aumenta por não haver escolas abertas , nem o CRAS com atividades para as crianças…Que se faça o necessário no campo de pouso para garantir a segurança dos usuários…mas, não deixem de olhar para a população humilde e sofrida em nosso bairro. 
 

Com esses comentários   fomentamos do debate sobre o aeródromo de Muriaé e  nossa comunidade...pois, não adianta fazer tudo o que está previsto...se não trabalhar a conscientização dos moradores. É preciso que entendam  o perigo de estar na pista de pouso,   e que é crime invadir áreas públicas sem  permissão. Portanto, cabe um plano de ação voltado para a adequação das normas de segurança, hoje falhas,  por  questões de gerenciamento,  e não dos moradores e seus cães. Com uma ação que envolva os moradores e lideranças  na busca de um objetivo comum, acreditamos que haverá resultado positivo...para os poucos que possuem avião...e também para os muitos que nada tem...

Nenhum comentário: