quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Projeto Cine em Movimento" será desenvolvido em 2010


         Foi apresentado o "Projeto Cine em Movimento" à Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Muriaé. O projeto é uma inovação prevista para o próximo ano,  e consiste no oferecimento de oficinas de produção do audiovisual e exibição de filmes e documentários  pelas periferias da cidade. O projeto tem inspiração no Projeto desenvolvido pelo Movimento Jovem de Uba,  que tem como coordenador Vinicius Samor Lacerda. 
           O Projeto Cine em Movimento terá uma  oficina de audiovisual com  a duração 10 meses ou 40 semanas, sendo 2,5 horas / aula por semana, perfazendo um total de 100 horas de atividades. O espaço a ser utilizado como estúdio e sala de encontros é o Centro Comunitário localizado na rua Santos Dumont, 96.  A oficina será dividida em módulos práticos e teóricos que estarão abordando diversas técnicas de audiovisual. Ao longo de sua formação, o participante atravessará dois níveis de aprendizagem: o primeiro nível será composto por programas de aprendizagem, conjuntos de atividades integradas que promovem a investigação e a prática necessárias à formação integral do realizador audiovisual, incluindo sucessivos exercícios de roteirização, produção, filmagem e pós-produção; o segundo nível é o momento em que o aluno se envolve na realização de filmes, documentários ou vídeos.
            O módulo Teórico (54 horas) será composto de palestras: 5 horas sobre a historia do cinema (em geral), 3 horas sobre a historia das técnicas cinematográficas, 5 horas sobre a Luz e o Som (princípios físicos da luz e do som, percepção humana da luz e do som), 15 horas sobre as técnicas de gravações (as câmeras, gravação em studio, gravação em ar livre, a importância da luz, “O que que tenho fazer com essa vara e esse boom?”, os planos...), 10 horas sobre os roteiros literário (e suas 3 partes) e técnico (com todas as informações sobre Luz, Posicionamento das câmeras...), 8 horas de workshop “Como escrever um roteiro em grupo?”,  4 horas de debates/encontros/reflexões sobre o tema audiovisual com palestrantes convidados, 8 horas de Mostra de Vídeos, 4 horas de reuniões de avaliação da oficina.
            No módulo Prático (46 horas), os envolvidos no trabalho participarão de todas as etapas da criação de um vídeo, a partir de uma sinopse proposta pelos próprios alunos e supervisionada pelo monitor. Será realizado através de Oficinas de produção, gravação e edição. Breves tomadas do bairro, comunidades e cidade pelos alunos, junto aos monitores serão feitas. A seguir, participarão da edição, feita na oficina, em ilha de edição, com a tela do monitor projetada em telão. Serão produzidos documentários e/ou filmes que retratem a realidade vivida pelos participantes. A ótica do excluído e marginalizado será explorada,  sendo o fio condutor para as produções que deverão exaltar a cidadania e  o sentimento de pertencimento ao bairro.
           O produto final das oficinas será apresentado por meio de exibições de audiovisual nos diversos cantos do Aeroporto e outros bairros da cidade,  conforme planejamento prévio. As exibições serão mostras do que estará sendo produzido e também outros filmes e documentários nacionais.  Pretende-se desenvolver a produção de 1(um) documentário(ou filme) de até 20 minutos a cada cinco meses de trabalhos. Portanto, dois documentários(ou filme) serão realizados, buscando o conceito de "aprender fazendo". Cada documentário ou filme será reproduzido em 250 DVDs que serão distribuídos entre os participantes, parceiros, colaboradores (em conformidade com o Edital da LIC 2009). O excedente (50%) será comercializado a preços simbólicos e os recursos obtidos revertidos em beneficio do projeto. Portanto, ao final de um ano de trabalhos serão produzidos 500 DVDs.
            Os equipamentos a serem utilizados serão cedidos gratuitamente pelo proponente. Serão disponibilizados na realização do projeto filmadoras, iluminação, microfones, ilhas de edição, tela de Projeção, projetor multimídia, cabos de áudio, sonorização de eventos. É importante destacar que tais equipamentos serão complementados  com outros  a serem adquiridos pelo projeto em tela.
         O projeto contará com um monitor/professor, que possui ampla experiência e vários trabalhos realizados no campo do audiovisual.  Para obter maior conhecimento e análise crítica sobre o audiovisual, serão convidados a participarem como palestrantes, cinegrafistas e produtores com ampla experiência e produção no campo do cinema e audiovisual em geral. O projeto terá  permanentemente um blog na internet onde serão postados as ações do projeto e os vídeos produzidos.

Nenhum comentário: