quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MOVIMENTO PRÓ CULTURA DO AEROPORTO FAZ A SUA HISTÓRIA

 
O Movimento Pró Cultura é uma organização da sociedade civil do bairro Aeroporto de Muriaé que atende crianças, adolescentes e jovens com oficinas de arte, cultura e cidadania. É reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual , é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Muriaé.  Suas atividades começaram informalmente no ano de 1998, durante o período da Campanha da Fraternidade.  Sua fundação se deu com Grupo de Jovens JUBONC ( Jovens Unidos na Boa Nova de Cristo) da Pastoral da Juventude, que na ânsia de um gesto concreto,  iniciou um projeto de incentivo a leitura pelas ruas do bairro. 

O trabalho começou a frutificar e começaram chegar as doações de livros, prateleira, cadeiras, mesas e equipamentos  vindos de todas as partes  e pessoas.   Com a grande quantidade de livros arrecadados nos primeiros anos,   fundou-se a biblioteca Comunitária, hoje funcionando em sede própria construída e equipada com recursos arrecadados com a comunidade em geral.  Os objetivos da ONG são os mesmos desde sua fundação.  Difundir a cultura, defender direitos, promover a vida, fazer controle social e incentivar a leitura sempre produzindo cidadania. 

A cada assembléia, novas propostas são incorporadas e trabalhadas pelo Movimento Pró Cultura que também mantêm,  o Centro Comunitário situado na Rua Santos Dumont, 96.  Nos últimos tempos,  percebe-se a preocupação do Movimento com a promoção do sentimento de pertencimento ao bairro Aeroporto. Para isso,o Movimento pretende desenvolver no próximo ano uma série de eventos que promovam o bairro positivamente junto aos muriaeenses em geral. Com o desenvolvimento do Projeto Ponto de Cultura,  aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura, com os desfiles do Bloco do Papagaio e as atividades da Biblioteca  a valorização da comunidade será a prioridade. 

Enfim, o Movimento Pró Cultura está aí há 10 anos  e tem muito mais a fazer. Quem se propor a  conhecer melhor o trabalho dessa instituição acesse no blog no linK http://procultura-muriae.blogspot.com/ e participe você também desse projeto que busca defender a vida e a esperança.

Nenhum comentário: