segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Biblioteca Comunitária do Aeroporto



    
    Com a  existência de espaços destinados à cultura e fomento á educação das crianças, adolescentes e jovens criam-se  comunidades mais próximas da realidade. A biblioteca é um lugar para se pensar, criar e inovar modificando conceitos históricos e contribuindo para o crescente desenvolvimento.
Os serviços de Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto fazem parte do Pró-Cultura, e  são oferecidos  a população a muitos anos. Fundada em 1998, a Biblioteca desenvolve várias atividades como; empréstimo de livros, auxílio a pesquisas, pesquisas sobre a história do bairro, rodas a leitura, contação de estórias, articulação comunitária e consultas na internet.
A Biblioteca do projeto já conta com acervo de aproximadamente 6.000 livros organizados em  prateleiras de aço e madeira. É equipada com 3 jogos de mesas de plástico, com aparelho de CD,com  computador e uma impressora. O ano de atividade na biblioteca tem a duração de 12 meses, sendo 20 horas / semana, perfazendo um total de 80 horas de atividades por mês ou 960 horas /ano. Portanto, ao final de três anos, serão oferecidas  2880 horas de serviços de biblioteca. A Biblioteca funcionará de segunda a sexta e aos sábados em dias de eventos.
Objetivo
Oferecer às crianças, adolescentes, jovens e adultos espaço e oportunidades de leitura, troca de experiências, informação, acesso a consultas na internet e desenvolvimento cultural e da cidadania. 
Desenvolvimento
A Biblioteca conta com um coordenador com ampla experiência e vários trabalhos realizados na área de educação e cultura.  Tal coordenador é responsável pela organização do espaço e do acervo literário, além de atender os usuários. É também, animador dos programas de incentivo a leitura a serem desenvolvidos.  Para maior potencialização dos serviços busca-se desenvolver os trabalhos descritos abaixo.
Empréstimo de livros
Trata-se de atividade de grande importância e consiste no carro chefe de todas as atividades desenvolvidas. Portanto, esse serviço tem de ser dinâmico e eficiente  levando em consideração  o controle de saída:  os livros quando são emprestados o usuário preenche uma ficha com nome endereço - telefone etc. e dentro do livro é colocada uma ficha (papeleta) com data de entrega e devolução e informação de cobrança de multa (simbólica) na falta de devolução no prazo. As fichas da biblioteca são arquivadas e as datas de devolução controladas por registro à parte, para contato no caso de falta de devolução. Essas medidas, mesmo que a biblioteca não dê maior importância a não-devolução, são úteis para desenvolver o sentido de responsabilidade nos usuários.  Cada usuário pode ficar com os livros por uma semana com direito a renovação.  
  Contação de estórias
Para incentivar a leitura, pretende-se criar um grupo de contadores de estórias no para resgatar a arte de contar estórias e aprimoramento das técnicas. Periodicamente serão promovidas rodas de contação de estórias, onde contadores de estórias renomados serão convidados a participar. Contadores populares também se farão presentes. Ouvindo histórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades. Estimula também a socialização, desenvolve a atenção e a disciplina.
 Mediação de leitura
A mediação de leitura, outra modalidade de incentivo ao hábito de ler utilizada na biblioteca. Ela transforma a atividade de leitura em rotina, sem exigir do mediador grandes habilidades artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura e pessoas (crianças e adultos), pode e deve participar dessa experiência. Trata –se de acompanhar pequenos usuários em suas investidas literárias. Cabe ao mediador, despertar no leitor  o interesse pelo texto despertando a magia contida nos livros.
 Programa Biblioteca Ativa
Trata-se de realização ações que despertem na população o interesse pelos serviços da Biblioteca Comunitária . A biblioteca periodicamente  faz eventos para despertar o interesse nos livros (sorteios - prêmios aos leitores mais assíduos- concursos de redação, análises de textos, poemas, festivais de poesias, sarau etc.) .  Poderá ainda, e deve, realizar  parcerias com as oficinas do projeto Centro comunitário para animação de eventos literários.  
Consultas na Internet
Esta atividade entrará em ação com maior intensidade com a aprovação do projeto e informatização da Biblioteca. Na intenção de favorecer os usuários dos serviços de Biblioteca, serão disponibilizados terminais de consultas na internet gratuitamente. Estes serviços estarão disponíveis nos horários de funcionamento. As informações acima fazem parte do projeto Ponto de cultura e será implementado em 2010
 

Nenhum comentário: