terça-feira, 29 de dezembro de 2009

É tempo de Folia de Reis

Durante 12 dias, a partir do natal - até 6 de janeiro-, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.  Vai despertar quem estiver dormindo, pedir pemissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos.
Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em jerusalém. Os foliões abrem alas com uma bandeira, que - dizem!- é abençoada e protege das más influências. Depois de 12 dias de jornada, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.  


  É um costume de origem portuguesa registrado em todo país.   Essa  tradicional manifestação cultural   se mantem viva na cidade de Muriaé. Trata-se de grupos de diversos lugares , principalmente da periferia que no tempo de reis saem de parada em parada com os versos e estrepulias do palhaços. No dia 26/sábado passou pelas ruas do Aeroporto a Folia de Reis Três Reis Magos  que tem como lider e coordenador Alexandre da Vila Cabral. Em Muriaé existem Folias no Planalto, São Cristovão, Encoberta, Safira ...

Fonte da pesquisa:  http://www.terrabrasileira.net
Fotos : Folia de Reis Três Reis Magos/Sandro Carrizo- Muriaé - Minas Gerais

Nenhum comentário: