quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Carnaval de Muriaé ainda é dúvida















O Carnaval de Muriaé vem passando por uma operação resgate por parte de Produtores Culturais e Fundarte. Há três anos seguidos é montada uma estrutura na praça João Pinheiro para atender os blocos e as bandas que animam a festa em nossa cidade. Em 2010, porém, pode ser diferente. Os Blocos Carnavalescos que fazem a alegria da população e que representam realmente o Carnaval de rua, não tiveram seus projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura e estão com suas finanças zeradas.

Dizemos que existem dúvidas no ar devido o fato de não ter havido (ainda) compromisso formal da administração ( FUNDARTE) com os carnavalescos responsáveis pelas agremiações: Escola de Samba Canarinho do Samba, Bloco do Papagaio e Sambloco. Esses Grupos Culturais trabalham pelo resgate do Carnaval e precisam de ajuda para a recuperação e manutenção de seus instrumentos, no transporte de percussionaistas e alegorias, no lanche dos participantes, nos uniformes, nos tecidos de fantasias e na locação de equipamentos de som etc.

Não é correto que se gaste milhares de reais na contratação de bandas de pagode e Axé, e se deixe á mingua, as agremiações da cidade. Outro ponto, que deixa margens de dúvidas, é o fato de se fazer o Carnaval uma semana antes. Isso não é legal, pois o carnaval tem sua data prevista e Muriaé precisa de estar em sintonia com o resto do país. Fazer antes, pode ser conveniente para quem vai viajar no carnaval...mas para a grande massa de muriaeenses que não viaja, é inconcebivel a inexistência de Carnaval na cidade nos dias da verdadeira folia.

Nós, carnavalescos da cidade, acreditamos que se a cidade fica morta nos dias Carnaval porque não se oferece nada de atração. Portanto, é errado dizer que vamos ter o Carnaval tão esperado. Teremos sim, se não haver revisão da data, mais um grande Pré Carnaval, com desfiles de Blocos e banda na praça...como nos anos anteriores, o que já é um grande avanço, em relação a outros tempos.


Nenhum comentário: