segunda-feira, 28 de abril de 2014

PROPOSTA PARA DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO AEROPORTO




A Biblioteca Comunitária do  Aeroporto é um espaço de grande importância para a comunidade do Aeroporto por ser a única Biblioteca do bairro, com atendimento diário aos usuários. Sendo assim, é frequentada por crianças e adolescentes que vão fazer suas pesquisas escolares, jovens que se interessam por literatura, adultos que usam a internet para pesquisas acadêmicas, envio de mensagens, acesso às redes sociais .

 Portanto, pode-se afirmar que o público que frequenta o espaço é plural e diversificado em perfil e idade, A Biblioteca Comunitária, através do Movimento Pró Cultura, desenvolve ações de incentivo a leitura, contação de estórias , mediação de leitura. Tais ações(momentos) acontecem em diversas partes do bairro e fazem parte da metodologia utilizada para divulgar os trabalhos, atrair novos usuários para os serviços oferecidos. Nestes eventos são apresentados teatros, danças, rodas de leitura e possuem o objetivo de dialogar com a comunidade fazendo reflexões sobre temas importantes como: literatura, artes, direitos, cidadania, meio ambiente, protagonismo juvenil etc... 

Um  projeto apresentado recentemente à coordenação  pretende dinamizar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca, proporcionado o desenvolvimento de ações voltadas para incentivo a leitura e escrita. Formação de público e descentralização de ações culturais. As atividades culturais a serem desenvolvidas são descritas abaixo: 


Atendimento diário / Empréstimo de livro : A Biblioteca estará aberta diariamente para o atendimento aos usuários com serviços de pesquisas bibliográficas e serviços de empréstimos de livros. Os livros estarão a disposição dos usuários por sete dias podendo ser prorrogados por mais um período conforme as necessidades dos leitores


Contação de estórias: Para incentivar a leitura, pretende-se criar um grupo de contadores de estórias local, para resgatar a arte de contar estórias e aprimoramento das técnicas. Periodicamente serão promovidas rodas de contação de estórias, onde contadores de estórias de outros bairros serão convidados a participar. Contadores populares também se farão presentes. Ouvindo estórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades.

Mediação de leitura: A mediação de leitura,será outra modalidade de incentivo ao hábito de ler utilizada na biblioteca. Ela transforma a atividade de leitura em rotina, sem exigir do mediador grandes habilidades artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura e pessoas (crianças e adultos), poderá e deve participar dessa experiência. Trata–se de acompanhar os pequenos usuários em suas investidas literárias.

Biblioteca Itinerante: Trata-se de realização ações que despertem na população o interesse pelos serviços da Biblioteca Comunitária . A biblioteca continuará, periodicamente, fazer eventos para despertar o interesse nos livros (sorteios - prêmios aos leitores mais assíduos- concursos de redação, análises de textos, poemas, festivais de poesias, sarau etc.) . Poderá ainda, realizar parcerias com as oficinas do Ponto de Cultura para animação de eventos literários.

Consultas na Internet: Esta atividade entrará em ação com maior intensidade. Com a aprovação do projeto a Biblioteca, que possui 07( sete) terminais de computadores para consulta, s será dinamizada e garantirá assim, o acesso a internet por parte de seus usuários.

Os recursos a serem empregados na viabilização do projeto serão buscados junto a Lei Municipal de Incentivo a cultura e também junto a iniciativa privada...

Nenhum comentário: