segunda-feira, 28 de abril de 2014

PROPOSTA PARA DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO AEROPORTO




A Biblioteca Comunitária do  Aeroporto é um espaço de grande importância para a comunidade do Aeroporto por ser a única Biblioteca do bairro, com atendimento diário aos usuários. Sendo assim, é frequentada por crianças e adolescentes que vão fazer suas pesquisas escolares, jovens que se interessam por literatura, adultos que usam a internet para pesquisas acadêmicas, envio de mensagens, acesso às redes sociais .

 Portanto, pode-se afirmar que o público que frequenta o espaço é plural e diversificado em perfil e idade, A Biblioteca Comunitária, através do Movimento Pró Cultura, desenvolve ações de incentivo a leitura, contação de estórias , mediação de leitura. Tais ações(momentos) acontecem em diversas partes do bairro e fazem parte da metodologia utilizada para divulgar os trabalhos, atrair novos usuários para os serviços oferecidos. Nestes eventos são apresentados teatros, danças, rodas de leitura e possuem o objetivo de dialogar com a comunidade fazendo reflexões sobre temas importantes como: literatura, artes, direitos, cidadania, meio ambiente, protagonismo juvenil etc... 

Um  projeto apresentado recentemente à coordenação  pretende dinamizar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca, proporcionado o desenvolvimento de ações voltadas para incentivo a leitura e escrita. Formação de público e descentralização de ações culturais. As atividades culturais a serem desenvolvidas são descritas abaixo: 


Atendimento diário / Empréstimo de livro : A Biblioteca estará aberta diariamente para o atendimento aos usuários com serviços de pesquisas bibliográficas e serviços de empréstimos de livros. Os livros estarão a disposição dos usuários por sete dias podendo ser prorrogados por mais um período conforme as necessidades dos leitores


Contação de estórias: Para incentivar a leitura, pretende-se criar um grupo de contadores de estórias local, para resgatar a arte de contar estórias e aprimoramento das técnicas. Periodicamente serão promovidas rodas de contação de estórias, onde contadores de estórias de outros bairros serão convidados a participar. Contadores populares também se farão presentes. Ouvindo estórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades.

Mediação de leitura: A mediação de leitura,será outra modalidade de incentivo ao hábito de ler utilizada na biblioteca. Ela transforma a atividade de leitura em rotina, sem exigir do mediador grandes habilidades artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura e pessoas (crianças e adultos), poderá e deve participar dessa experiência. Trata–se de acompanhar os pequenos usuários em suas investidas literárias.

Biblioteca Itinerante: Trata-se de realização ações que despertem na população o interesse pelos serviços da Biblioteca Comunitária . A biblioteca continuará, periodicamente, fazer eventos para despertar o interesse nos livros (sorteios - prêmios aos leitores mais assíduos- concursos de redação, análises de textos, poemas, festivais de poesias, sarau etc.) . Poderá ainda, realizar parcerias com as oficinas do Ponto de Cultura para animação de eventos literários.

Consultas na Internet: Esta atividade entrará em ação com maior intensidade. Com a aprovação do projeto a Biblioteca, que possui 07( sete) terminais de computadores para consulta, s será dinamizada e garantirá assim, o acesso a internet por parte de seus usuários.

Os recursos a serem empregados na viabilização do projeto serão buscados junto a Lei Municipal de Incentivo a cultura e também junto a iniciativa privada...

ESTUDANDO A NOVA LOGO


JORNAL FALA PAPAGAIO - SEXTA EDIÇÃO









AGRADECIMENTO AOS NOSSOS AMIGOS




O Movimento Pró cultura sempre está contando com apoio de seus colaboradores e isso faz com que continue firme em seus propósitos e objetivos. No evento que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato,  contamos com a presença e colaboração de muitos amigos e dentre eles destacamos : Paula Ferreira, Boris Massioux,  Tayná Rodrigues, Thamyres Pompei, Aline Carrara e Tralis Araújo. Na oportunidade agradecemos o apoio,  a presença e incentivo !!! Valeu demais !

DOCUMENTÁRIO " MEU PAPAGAIO VAI VOAR" SERÁ LANÇADO EM BREVE


Já está na fase final de edição o documentário " Meu Papagaio vai voar" que busca retratar um pouco do Projeto de Percussão desenvolvido pelo Movimento Pró Cultura, no bairro Aeroporto de Muriaé. Com imagens de Boris Massioux e voz de Paula Ferreira o documentário aborda os pressupostos e diretrizes do Bloco do Papagaio que é o desdobramento dos trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Aguardem !!!

MOVIMENTO PRÓ CULTURA FEZ PRESENÇA NO ' MUTIRÃO FAZ E ACONTECE' REALIZADO NO BAIRRO AEROPORTO









O Movimento Pró Cultura esteve presente no "Mutirão Faz e Acontece" e prestigiou a realização desta atividade que é tão importante para  a promoção da cidadania e valorização comunitária. Realizado pela Prefeitura Municipal , através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento contou com a participação da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Lions Clube , CRAS - Aerporto e muitas outras entidades que participam desta importante iniciativa. 

Os moradores do Aeroporto e bairros vizinhos tiveram a oportunidade de assistir a brilhante apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar. Também houve demonstrações dos cães farejadores da PM, corte gratuito de cabelo, emissão de documentos e exames de rotina no PSF local. O evento contou com a presença de autoridades municipais, dos Comandantes da PM e lideranças comunitárias que elogiaram, e muito a iniciativa do Mutirão Faz e Acontece , no Aeroporto.

Como entidade atuante na comunidade o Movimento Pró Cultura não poderia deixar de se fazer presente. Neste sentido, manteve sua Biblioteca Comunitária aberta, ofereceu apoio estrutural e esteve representado pelo seu Coordenador Geral, pela Coordenadora Pedagógica e também pelo Monitor da Oficina de Percussão. A realização deste evento na comunidade agregou valor ao bairro Aeroporto promovendo uma integração maior entre os órgãos governamentais e a população local.

Na oportunidade,  o Movimento Pró Cultura agradece, em nome de toda comunidade local,  à  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também ao comando da Polícia Militar pela realização deste importante evento de promoção da cidadania. São atividades como estas que fazem a diferença no processo de formação cidadã dos indivíduos.... 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É COMEMORADO PELA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO AEROPORTO






Foi realizada na manhã de ontem (27/04) um evento cultural na Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil ocorrido no último dia 18 de abril, data do nascimento do maior escritor de estórias infantis do Brasil, Monteiro Lobato. Com contadores  de estórias, brincadeiras e atividades lúdicas a ação cultural contou com o apoio de acadêmicas  do curso de Psicologia da Faminas e de  outros colaboradores que se doaram para a realização desta ação cultural no Aeroporto.

O evento iniciou-se com as boas vindas dadas pelos organizadores que apresentaram o cronograma das atividades e também o porque da realização da Manhã Cultural. Em seguida, foi contada a história do menino que nasceu em Taubaté e se tornou advogado, político e o maior escritor infantil de todos os tempos. Na sequência houve brincadeiras como 'morto e vivo' , 'dança das cadeiras' e 'perguntas e respostas' e animação geral por conta do coordenador da entidade. 

Para culminar as atividades foi realizado, no interior da Biblioteca,  um concurso de desenho, onde o trabalhinho mais bem colorido foi contemplado com premiação. As crianças tiveram a oportunidade de demonstrar  sua sensibilidade artística colorindo a imagem do escritor Monteiro Lobato,  que foi o principal tema gerador do encontro.Para as crianças,  também foram sorteados prêmios e ao final, foi servido um delicioso lanche com bolo de aniversário  e refrigerantes.  

A Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto foi fundada em 1998 e,  desde então, desenvolve diversas atividades voltadas para o público infantil e juvenil da Comunidade do Aeroporto e adjacências.  Dentre os serviços prestado, s destacam-se o incentivo e mediação de leitura, o apoio a atividades escolares, serviços de busca e pesquisas na internet além de,  oferecer espaço para oficinas e reuniões da comunidade.   A Biblioteca faz parte do projeto Ponto de Cultura  e tem como entidade mantenedora a ONG Movimento Pró Cultura.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS REÚNE PRODUTORES E GESTORES CULTURAIS NO TEATRO ZACCARIA MARQUES





A Oficina de Elaboração de projetos realizada ontem(10/04),  no teatro Zaccaria Marques , foi uma realização conjunta  do Movimento Pró Cultura e a Fundarte. A atividade teve o propósito de  de orientar os produtores e gestores culturais a elaborar corretamente os  projetos,  a serem apresentados na Lei Alcyr Pires Vermelho. A Oficina foi divididas em duas etapas, a primeira, contou com  a mediação do Coordenador da COMICE (Comissão de Avaliação de Projetos Culturais Esportivos e de Turismo) e contador da Fundarte, Rodrigo Turetta. A segunda parte,  tivemos a honra de mediar partilhado um pouco de nossa experiência  na elaboração e desenvolvimento de projetos socioculturais. 

Particularmente consideramos que a parceria com a Fundarte engrandeceu a experiência que atingiu seus objetivos com toda a certeza. Um ponto importante de se destacar foram as discussões surgidas durante a realização da oficina. Neste sentido, de contribuir com o fortalecimento cultural da cidade,  o grupo  presente se propôs  a participar dos espaços de discussão e controle social. Uma das propostas a serem debatidas é o aumento do valor destinado aos projetos, proporcionando também um aumento gradativo dos valores investidos nos projetos aprovados. Um dos caminhos apontados será a participação intensiva dos produtores culturais no processo de elaboração e aprovação do orçamento municipal para ano de 2015  .

como desdobramentos da oficina que cada proponente poderá buscar o apoio técnico na elaboração dos projetos a serem desenvolvidos. Capoera, dança, audiovisual, patrimônio cultural, biblioteca, gastronomia, festa junina, quadrilhas, cds e futebol são algumas das linguagens e modalidades  de projetos que serão apresentados no edital de 2014. Os projetos terão até o dia 30 de novembro para serem concluídos e deverão prever  atividades por seis meses. Os projetos deverão ser encaminhados para as suas respectivas secretarias para serem analisados, classificados e finalmente aprovados.

terça-feira, 8 de abril de 2014

VÊM AÍ MAIS UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Participantes da  III ª Oficina de Elaboração de Projetos realizada em 2013 pelo Movimento Pró Cultura  no Aeroporto

O Movimento Pró Cultura em parceria com a Fundarte , promovem  a IVª Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com ênfase no Edital da Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura. Voltada para a capacitação de agentes culturais do município a oficina busca mostrar o que é um projeto cultural, como é o seu processo de elaboração e apresentação à Comice. O objetivo é capacitar os agentes culturais para inscreverem seus projetos na Lei,  dentro das exigências previstas pela legislação.

A Oficina será realizada no Teatro Zaccaria Marques,  no dia 10 de abril, a partir das 14 horas rnão será cobrado taxas de inscrição e ainda oferecerá apostila  aos participantes,.Os trabalhos contarão com  facilitadores  experientes que acompanharão os projetos durante o processo de organização  e contextualização. Os interessados em maiores informações entrar em contato pelos telefones 32 37282129 ou  88488369.



Justificativa

Com a deficiência  de formação técnica na elaboração  e execução de projetos, muitos produtores e gestores  culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando prejuízos e dificuldades  no desenvolvimento de ações culturais.

Público alvo

Associações de bairro ou comunitárias, produtores e gestores culturais, artistas populares, grupos de teatro, grupos folclóricos, Ongs, Oscips e outros interessados

Objetivos

- Promover,  o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural das comunidades.

- Permitir aos participantes o adequado planejamento dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos.

Metodologia

A Oficina de Elaboração de Projetos  abrange teoria e  prática., Por meio de apresentação em “powerpoint” e texto base compartilhado cada tópico do formulário será trabalhado. Também haverá acompanhamento e orientação individual no período de preparação e apresentação dos projetos 

Apoio


a IVª Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com ênfase no Edital da Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura conta com o apoio da UACEBEM e IFOP - Instituto de Formação Popular

Oficina de Elaboração de Projetos