domingo, 21 de dezembro de 2014

Oficina de Capoeira realiza batizado

Ontem teve entrega de cordas e batizado na Oficina de Capoeira do Projeto Oficinas de Vida e Arte desenvolvido pelo Movimento Pro Cultura em parceria com a FICAG - Fundação Internacional Capoeira da Gerais. A oficina conta com a Coordenação de Hélison Pereira Costa e supervisão dos amigos Paulo Sérgio Babinha e Victor Dutra



.
 Na oportunidade agradecemos a parceria e desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo !!!


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

MOVIMENTO PRÓ CULTURA REALIZA EXIBIÇÃO DE CURTA METRAGEM E APRESENTAÇÃO DE OFICINAS DE VIDA E ARTE















A noite de quarta feira (10/12),  no pátio de uma Escola Estadual, do bairro Napoleão,   foi marcada pelas apresentações culturais das Oficinas de Vida e Arte desenvolvidas pelo Movimento Pró Cultura em parceria com a Escola Estadual Maria Antônia Múglia e outros colaboradores.   Foram exibidos o curta metragem " Bullyng na Escola " e documentário realizados pelos alunos da Oficina de Audiovisual,  durante o último semestre. 

Com a presença de pais, alunos, direção e voluntários da Escola e do Movimento Pró Cutura o evento encerrou com  chave de ouro as atividades  do projeto neste semestre. O evento contou, ainda,  com a entrega de Certificados de Participação e uma confraternização a base de pipoca e guaraná, durante a seção de cinema escolar. O encerramento foi proporcionado pela Oficina de Percussão que animou a todos com o seu batuque animado e irreverente ao rítmo de samba, reggae e  axé .

Com o apoio do CEDECA Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, do Governo de Minas Gerais e SEDESE - Secretaria de Desenvolvimento Social o Projeto Oficinas de Vida e Arte  tem duração de 12 meses e terá sua continuidade com a intensificação dos preparativos para o Carnaval 2015.  No próximo ano,   será levado  para os desfiles da agremiação do Aeroporto( Bloco do Papagaio),  o tema " A PAZ É A GENTE QUE FAZ ". Neste sentido,  cada Oficina de Vida e Arte estará presente representando sua linguagem artística com muito samba no pé e animação geral.

Na oportunidade,  agradecemos aos monitores Welingtom Wel Dias e Jota R MC pelo brilhante trabalho a frente da oficina de Hip Hop . Também louvamos e agradecemos  os trabalhos desenvolvidos pela amiga e colabora de todas as horas, Paula Ferreira, que desenvolveu com muita competência os trabalhos da oficina de Audiovisual. A Oficina de Dança também se superou mais uma vez com o trabalho sério e responsável da professora Josyane Valadares. A Percussão do Papagaio, sob a batuta de Mestre Helinho,  como sempre,  arrasou em todas  apresentações e se firma como uma prioridade dentro do Projeto Vida e Arte.



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO

Convidamos amigos e colaboradores do Movimento Pro Cultura para reunião que se realizará no próximo sábado, 01 de novembro às 17:00 horas, nas dependências da Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto. Na pauta ;
1- Planejamento das atividades de fim ano .
 2- Início dos preparativos para o Carnaval 2015.
 3- Prestação de contas.
 4- Apresentação de novos projetos para 2015. 
 5- Palavra Livre .
 A participação de todos é muito importante para a continuidade dos trabalhos !

domingo, 10 de agosto de 2014

MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA APRESENTA ARTE E CULTURA DE RUA NO PALCO DO TEATRO ZACCARIA MARQUES

Com realização do Movimento Pró Cultura e Identidade das Ruas a IVª  Mostra Cultural da Periferia aconteceu no Teatro Zaccaria Marques,na  noite de sábado, 09\08 , e foi marcada pela alegria e aplausos dispensados aos participantes. Com apresentações artísticas e culturais o evento contou com a participação de grupos e artístas locais e também de outras cidades como Cataguases, Carangola, Viçosa, Ubá, Barão do Monte Alto e Conselheiro Lafaiete. A iniciativa teve o objetivo de oferecer estrutura de som , palco e iluminação para aqueles que muitas vezes são marginalizados pelos seus estilos alternativos e não convencionais.

Com um público fiel que cresce a cada dia a cultura de periferia se fortalece e tece uma grande rede de colaboradores que formando um  movimento cultural plural em que o público é o maior favorecido. A cada ano percebe-se o fortalecimento institucional dos grupos  e coletivos culturais. Dentro de nossa cultura de periferia temos a força do Hip Hop com  a dança de rua e as  poesias musicalizadas Mcs. Temos também a dinâmica e organização do Movimento Carnavalesco que dialoga interagindo com todas as linguagens artísticas.

A Mostra Cultural é importante no sentido de promover a integração dos protsgonistas culturais que se organizam em coletivos institucionalizados ou não. Temos na cidade importantes grupos que fazem a cultura de Muriaé pulsar fortemente. Dezenas de projetos sendo realizados nos bairros de periferias e atividades culturais todos os fins de semana a periferia cresce e aparece quando Mostra sua arte e sua Cultura. Aproveitando a oportunidade  o Movimento Pró Cultura e Identidade das Ruas  agradecem  a todos os parceiros  pelo apoio e presença na realização da IV Mostra Cultural da Periferia



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

MOSTRA DA PERIFERIA É PLURALIDADE CULTURAL

 Com realização do Movimento Pró Cultura em parceria com a Ong Identidade das Ruas,  o evento pretende abrir o palco para grupos culturais.   manifestações  folclóricas e artistas populares que estão atuando  ou que tenham relações com a Periferia Urbana de Muriaé. Tratá-se de um evento marcado pela diversidade e espaço privilegiado para debater a produção cultural  destacando os desafios e perspectivas. Com o objetivo de promover a integração artísticas entre os diversos seguimentos da arte e cultura a Mostra Cultural da Periferia já conta com a confirmação de diversos grupos de Hip Hop, de percussão, poetas e repentistas. 

segunda-feira, 30 de junho de 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE O BLOCO DO PAPAGAIO SERÁ LANÇADO EM AGOSTO


O Documentário " Meu Papagaio vai voar" , produzido pelo Movimento Pró Cultura através da Oficina de Percussão será lançado em 09 de agosto,  durante a abertura oficial da IVª Mostra Cultural da Periferia. O documentário apresenta um pouco da história, objetivos e resultados alcançados pelo projeto junto a população do bairro Aeroporto. Com imagens e edição de Boris Massioeux e direção artística da Jornalista Paula Ferreira, o documentário busca valorizar a essência do projeto Oficina de Percussão do Papagaio. 

MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA SERÁ EM AGOSTO

Mais uma vez acontecerá em Muriaé a Mostra Cultural da Periferia. Tal evento,  que é uma iniciativa do Movimento Pró Cultura em parceria com a Ong Identidade das Ruas, com apoio do IFOP (Instituto de Formação Popular) e Fundarte (que gentilmente cede o espaço), procura abrir o palco para os artistas e grupos de cultura,  que atuam nas periferias da cidade, apresentarem seus trabalhos através de apresentações artísticas.  Este ano,  a Mostra Cultural será realizada em dois dias, com abertura e encerramento na noite de sábado (09/08), .

Na  IVª Mostra Cultural da Periferia acontecerá o lançamento do documentário " Meu Papagaio Vai Voar ", que conta um pouco da história da agremiação carnavalesca,  fundada no bairro Aeroporto, e há 08 anos, está contribuindo com o resgate do Carnaval de Rua de Muriaé . O Documentário é parte integrante do Projeto Oficina de Percussão e teve como produtor o cineasta e fotografo francês Boris Massieux . Após a exibição do documentário haverá uma mesa redonda composta por produtores  culturais, artistas e representantes do poder público que debaterão os desafios e as perspectivas da produção cultural nas periferias de Muriaé.  Na noite de sexta feira também haverá apresentação de dança, música, Capoeira, poesia e Percussão.

A  Mostra Cultural da Periferia,  contará com organização da Ong Identidade das Ruas e privilegiará  as linguagens e vertentes do Hip Hop regional. Estão sendo esperados vários Be boys ,  Mcs, e grupos de Street Dance ( dança de rua).  A ideia é abrir o espaço para os artistas e grupos visitantes no sentido de troca de experiências e aprimoramento da cultura periférica local. Neste dia também haverá apresentação dos Mcs locais e encerrará com uma grande batalha de Mcs, a qual premiará os melhores da noite,  com troféus e brindes.

As inscrições para a VIª Mostra Cultural da Periferia  poderão ser feitas mediante a convite do Movimento Pró Cultura  ou  Identidade das Ruas. Maiores informações pelo telefone 32 8848 8369 (Sandro Carrizo) ou (32) 8831 6366  ou no blog http://procultura-muriae.blogspot.com.br/ . A Mostra Cultural da Periferia não cobra taxas e nem ingressos dos participantes.  

quinta-feira, 22 de maio de 2014

quinta-feira, 1 de maio de 2014

FESTIVAL DO MINUTO SERÁ REALIZADO EM MAIO


Mais uma vez o Movimento Pró Cultura traz para Muriaé o Festival do Minuto. Este ano, mais uma vez contará com a parceria da  Escola de Audiovisual Carlos Scalla. As exibições dos filmes ocorrerão na Videoteca do Grande Hotel Muriahé, na Biblioteca Comunitária do Aeroporto e também na Escola Maria Antônia Múglia, no bairro Napoleão.O Festival do Minuto apresenta anualmente seus melhores vídeos em centenas de instituições culturais em todo o Brasil. 

É uma ótima oportunidade para mostrar ao  público o que há de mais criativo na produção recente em formato curtíssimo.As exibições são gratuitas e as sessões podem ser feitas em qualquer tipo de espaço, equipamentos culturais, cineclubes, pontos de passagem, saguões, salas de aula, entre outros. O exibidor precisa ter sistema de projeção com áudio e a única condição é que o evento seja inteiramente gratuito, sem cobrança de ingressos ou outras taxas.

A novidade para este ano serão os  3 programas,  que  serão exibidos em sua totalidade em lugares e dias diferentes:

Melhores Minutos de 2013 - 42''

Animação - seleção de vídeos de animação do acervo do Festival do Minuto, desde 1991 - 44'' 

Minuteen 2013 - seleção com os melhores vídeos feitos por crianças e adolescentes até 14 anos durante o ano de 2013 - 18''


 O Festival do Minuto foi criado, em 1991, pelo cineasta e curador Marcelo Masagão. A partir do evento brasileiro, outros festivais do gênero foram criados em mais de 50 países. Atualmente é permanente e online, e recebe anualmente milhares vídeos através de seu portal. Seu acervo inclui vídeos de realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros.

 Na última edição da rede de exibição, os Melhores Minutos de 2012 foram vistos por mais de 40.000 pessoas em mais de 220 equipamentos culturais de 200 cidades brasileiras. Em Muriaé,  o Festival vem sendo promovido pelo Movimento Pró Cultura,  que além da exibição dos curtissímas, promove uma roda de conversas para debater  sobre a produção audiovisual.  As exibições serão do dia 12 a 18 de maio  e em vários locais da cidade. Em breve programação oficial do Festival do Minuto em Muriaé.


segunda-feira, 28 de abril de 2014

PROPOSTA PARA DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO AEROPORTO




A Biblioteca Comunitária do  Aeroporto é um espaço de grande importância para a comunidade do Aeroporto por ser a única Biblioteca do bairro, com atendimento diário aos usuários. Sendo assim, é frequentada por crianças e adolescentes que vão fazer suas pesquisas escolares, jovens que se interessam por literatura, adultos que usam a internet para pesquisas acadêmicas, envio de mensagens, acesso às redes sociais .

 Portanto, pode-se afirmar que o público que frequenta o espaço é plural e diversificado em perfil e idade, A Biblioteca Comunitária, através do Movimento Pró Cultura, desenvolve ações de incentivo a leitura, contação de estórias , mediação de leitura. Tais ações(momentos) acontecem em diversas partes do bairro e fazem parte da metodologia utilizada para divulgar os trabalhos, atrair novos usuários para os serviços oferecidos. Nestes eventos são apresentados teatros, danças, rodas de leitura e possuem o objetivo de dialogar com a comunidade fazendo reflexões sobre temas importantes como: literatura, artes, direitos, cidadania, meio ambiente, protagonismo juvenil etc... 

Um  projeto apresentado recentemente à coordenação  pretende dinamizar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca, proporcionado o desenvolvimento de ações voltadas para incentivo a leitura e escrita. Formação de público e descentralização de ações culturais. As atividades culturais a serem desenvolvidas são descritas abaixo: 


Atendimento diário / Empréstimo de livro : A Biblioteca estará aberta diariamente para o atendimento aos usuários com serviços de pesquisas bibliográficas e serviços de empréstimos de livros. Os livros estarão a disposição dos usuários por sete dias podendo ser prorrogados por mais um período conforme as necessidades dos leitores


Contação de estórias: Para incentivar a leitura, pretende-se criar um grupo de contadores de estórias local, para resgatar a arte de contar estórias e aprimoramento das técnicas. Periodicamente serão promovidas rodas de contação de estórias, onde contadores de estórias de outros bairros serão convidados a participar. Contadores populares também se farão presentes. Ouvindo estórias, crianças e adultos podem apresentar reações que manifestam seus interesses revelados ou inconscientes e conseguem vislumbrar nas narrativas, soluções que amenizam tensões e ansiedades.

Mediação de leitura: A mediação de leitura,será outra modalidade de incentivo ao hábito de ler utilizada na biblioteca. Ela transforma a atividade de leitura em rotina, sem exigir do mediador grandes habilidades artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura e pessoas (crianças e adultos), poderá e deve participar dessa experiência. Trata–se de acompanhar os pequenos usuários em suas investidas literárias.

Biblioteca Itinerante: Trata-se de realização ações que despertem na população o interesse pelos serviços da Biblioteca Comunitária . A biblioteca continuará, periodicamente, fazer eventos para despertar o interesse nos livros (sorteios - prêmios aos leitores mais assíduos- concursos de redação, análises de textos, poemas, festivais de poesias, sarau etc.) . Poderá ainda, realizar parcerias com as oficinas do Ponto de Cultura para animação de eventos literários.

Consultas na Internet: Esta atividade entrará em ação com maior intensidade. Com a aprovação do projeto a Biblioteca, que possui 07( sete) terminais de computadores para consulta, s será dinamizada e garantirá assim, o acesso a internet por parte de seus usuários.

Os recursos a serem empregados na viabilização do projeto serão buscados junto a Lei Municipal de Incentivo a cultura e também junto a iniciativa privada...

ESTUDANDO A NOVA LOGO


JORNAL FALA PAPAGAIO - SEXTA EDIÇÃO









AGRADECIMENTO AOS NOSSOS AMIGOS




O Movimento Pró cultura sempre está contando com apoio de seus colaboradores e isso faz com que continue firme em seus propósitos e objetivos. No evento que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato,  contamos com a presença e colaboração de muitos amigos e dentre eles destacamos : Paula Ferreira, Boris Massioux,  Tayná Rodrigues, Thamyres Pompei, Aline Carrara e Tralis Araújo. Na oportunidade agradecemos o apoio,  a presença e incentivo !!! Valeu demais !

DOCUMENTÁRIO " MEU PAPAGAIO VAI VOAR" SERÁ LANÇADO EM BREVE


Já está na fase final de edição o documentário " Meu Papagaio vai voar" que busca retratar um pouco do Projeto de Percussão desenvolvido pelo Movimento Pró Cultura, no bairro Aeroporto de Muriaé. Com imagens de Boris Massioux e voz de Paula Ferreira o documentário aborda os pressupostos e diretrizes do Bloco do Papagaio que é o desdobramento dos trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Aguardem !!!

MOVIMENTO PRÓ CULTURA FEZ PRESENÇA NO ' MUTIRÃO FAZ E ACONTECE' REALIZADO NO BAIRRO AEROPORTO









O Movimento Pró Cultura esteve presente no "Mutirão Faz e Acontece" e prestigiou a realização desta atividade que é tão importante para  a promoção da cidadania e valorização comunitária. Realizado pela Prefeitura Municipal , através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento contou com a participação da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Lions Clube , CRAS - Aerporto e muitas outras entidades que participam desta importante iniciativa. 

Os moradores do Aeroporto e bairros vizinhos tiveram a oportunidade de assistir a brilhante apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar. Também houve demonstrações dos cães farejadores da PM, corte gratuito de cabelo, emissão de documentos e exames de rotina no PSF local. O evento contou com a presença de autoridades municipais, dos Comandantes da PM e lideranças comunitárias que elogiaram, e muito a iniciativa do Mutirão Faz e Acontece , no Aeroporto.

Como entidade atuante na comunidade o Movimento Pró Cultura não poderia deixar de se fazer presente. Neste sentido, manteve sua Biblioteca Comunitária aberta, ofereceu apoio estrutural e esteve representado pelo seu Coordenador Geral, pela Coordenadora Pedagógica e também pelo Monitor da Oficina de Percussão. A realização deste evento na comunidade agregou valor ao bairro Aeroporto promovendo uma integração maior entre os órgãos governamentais e a população local.

Na oportunidade,  o Movimento Pró Cultura agradece, em nome de toda comunidade local,  à  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também ao comando da Polícia Militar pela realização deste importante evento de promoção da cidadania. São atividades como estas que fazem a diferença no processo de formação cidadã dos indivíduos.... 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É COMEMORADO PELA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO AEROPORTO






Foi realizada na manhã de ontem (27/04) um evento cultural na Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil ocorrido no último dia 18 de abril, data do nascimento do maior escritor de estórias infantis do Brasil, Monteiro Lobato. Com contadores  de estórias, brincadeiras e atividades lúdicas a ação cultural contou com o apoio de acadêmicas  do curso de Psicologia da Faminas e de  outros colaboradores que se doaram para a realização desta ação cultural no Aeroporto.

O evento iniciou-se com as boas vindas dadas pelos organizadores que apresentaram o cronograma das atividades e também o porque da realização da Manhã Cultural. Em seguida, foi contada a história do menino que nasceu em Taubaté e se tornou advogado, político e o maior escritor infantil de todos os tempos. Na sequência houve brincadeiras como 'morto e vivo' , 'dança das cadeiras' e 'perguntas e respostas' e animação geral por conta do coordenador da entidade. 

Para culminar as atividades foi realizado, no interior da Biblioteca,  um concurso de desenho, onde o trabalhinho mais bem colorido foi contemplado com premiação. As crianças tiveram a oportunidade de demonstrar  sua sensibilidade artística colorindo a imagem do escritor Monteiro Lobato,  que foi o principal tema gerador do encontro.Para as crianças,  também foram sorteados prêmios e ao final, foi servido um delicioso lanche com bolo de aniversário  e refrigerantes.  

A Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto foi fundada em 1998 e,  desde então, desenvolve diversas atividades voltadas para o público infantil e juvenil da Comunidade do Aeroporto e adjacências.  Dentre os serviços prestado, s destacam-se o incentivo e mediação de leitura, o apoio a atividades escolares, serviços de busca e pesquisas na internet além de,  oferecer espaço para oficinas e reuniões da comunidade.   A Biblioteca faz parte do projeto Ponto de Cultura  e tem como entidade mantenedora a ONG Movimento Pró Cultura.