domingo, 12 de novembro de 2017

MOVIMENTO PRÓ CULTURA NA VIRADA CULTURAL

O Movimento Pró Cultura vai participar da Virada Cultural, ação promovido pela FUNDARTE e Prefeitura Municipal, por entender que a produção e a difusão cultural são importantes para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e o pleno exercício da cidadania. Trata-se de uma iniciativa sugerida ao Plano Municipal de Cultura pelos Arteiros Urbanos, que foi acatada e está sendo colocada em prática. O que é motivo para aplausos e adesão, ao nosso ver.



Independente das diferenças ideológicas, respeitando a pluralidade de ideias e superando todas dificuldades de logística, participar é nosso desejo. Queremos ver nossos jovens e adolescentes apresentando aquilo que estão produzindo em arte e cultura nos seus territórios. Estaremos apresentando nossos trabalhos na Escola Municipal Stella Fideles, no bairro Aeroporto e também no CRAS do bairro São Joaquim. Será no sábado, a partir das 14:00 horas.


Nossa Intenção será apresentar a Oficina de Dança com o Samba e a Dança de Salão. A Oficina de Hip Hop vai apresentar um aulão de street dance que vai agitar o pedaço e tudo registrado pela Oficina de Audiovisual, que estará captando imagens e emoções, visando a produção de um documentário



domingo, 5 de novembro de 2017

sábado, 4 de novembro de 2017

CENTRO COMUNITÁRIO PRÓ CULTURA PRESTA SERVIÇOS RELEVANTES NA COMUNIDADE

O Centro Comunitário, é um local onde as pessoas podem fazer diversas atividades tais como : estudar , fazer oficinas de arte e cultura, realizar reuniões, fazer pequenas festas de aniversário... enfim uma série de coisas. As ações são mantidas normalmente pelo Movimento Pró Cultura e são voltadas principalmente para crianças , adolescentes e Jovens em situação de vulnerabilidade social

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL

O Movimento Pró Cultura entidade sem fins lucrativos de CNPJ 045518810001-90 em conformidade com o Estatuto Social da entidade convoca os seus membros, colaboradores e comunidade em geral a participarem da Assembléia Geral Ordinária no dia 13 de dezembro de 2017, ás 20:00 horas, na Biblioteca Pe. Adriano Keet , com endereço a Rua: Santos Dumont, Nº 90 -  Aeroporto, Muriaé – MG.

Pauta

- Desfile da Escola de Samba do Papagaio
- Confraternização de fim de ano
- Alteração estatutária

Muriaé, 02 de novembro de 2017





Ana Paula Craveri
Presidente



PRÓ CULTURA MINISTRA OFICINA DE AUDIOVISUAL NO DNJ DA DIOCESE DE LEOPOLDINA.






O DNJ - Dia Nacional da Juventude da Diocese de Leopoldina aconteceu no último sábado, 29/10, e o Movimento Pró Cultura se fez presente na celebração, na caminhada e ministrou a Oficina de Audiovisual na parte da tarde. A Oficina trabalhou com a demonstração e manuseio de equipamentos e também a captação de imagens do evento.

Cerca de 60 participantes prestigiaram a Oficina de Audiovisual que é parte integrante do Centro Comunitário Pró Cultura. Tal projeto conta com o apoio do Fundo Estadual de Cultura e ofrece Oficinas de Dança, Hip Hop e audiovisual.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

BLOCO DO PAPAGAIO CONVIDA PARA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Convidamos membros de nossa diretoria, amigos e colaboradores para reunião de alinhamento e planejamento onde estarão sendo tratados assuntos referentes ao desfile do Bloco do Papagaio no Carnaval 2018..

sábado, 7 de outubro de 2017

PROJETO CENTRO COMUNITÁRIO OFERECE OFICINAS DE VIDA E ARTE

O projeto Centro Comunitário Pró Cultura desenvovlvido pelo Movimento Pró cultura oferece Oficinas de Dança, Hip Hop e audiovisual para crianças, jovens e adolescentes do Bairro Aeroporto. Com o apoio do FEC - Fundo Estadual de Cultura e parceria com o CRAS e Associação de Moradores o projeto começa apresentar resultados e consolida a produção artística e cultural da comunidade.

No Hip Hop,  o projeto conta com a monitoria de uma referência do street dance na cidade. WD possui experiencia em academias de dança, é parte integrante do Grupo de RAP Esquadrão da Resistência. Na dança nossa professora e coordenadora do Pró cultura Josiane Valadares faz as coreografias acontecerem de forma lúdica , prezeiroza e cheia de ritmos. No audiovisual iniciamos uma nova fase com a monitora Nadja Angelo, que traz a proposta de usar a comunidade como cenário e as histórias de personagens locais como roteiro.

Uma coisa é certa o Centro comunitário é uma realidade fazendo as oficinas acontecerem, ocupando os espçaos disponiveis e construindo, com certeza um mudo melhor para se viver. As atividades ocorrem no Centro Comunitário Pró Cultura, no CRAS - Aeroporto, na Biblioteca Comunitária e na Comunidade  em geral. 

terça-feira, 26 de setembro de 2017

domingo, 9 de julho de 2017

AGRADECIMENTOS


domingo, 4 de junho de 2017

sexta-feira, 28 de abril de 2017

sábado, 22 de abril de 2017

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS SERÁ REALIZADA ESSA SEMANA

 Oficinas de Elaboração de Projetos realizada no Teatro Zacaria Marques e na Biblioteca Comunitária do Pró Cultura


O Movimento Pró Cultura , a Fundarte e a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé promovem a VIIª Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com ênfase no Edital da Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura, Esporte e Turismo. Voltada para a capacitação de agentes culturais do município a oficina buscará mostrar o que é um projeto cultural, como é o seu processo de elaboração e apresentação à Comice. O objetivo é capacitar os agentes culturais para inscreverem seus projetos na Lei, dentro das exigências previstas pela legislação.

A Oficina será realizada na Superintendência Regional de Ensino de Muriaé , no dia 26 de abril, a partir das 18 horas . Não será cobrado taxas de inscrição e terá Certificado de participação. Os trabalhos contarão com facilitador que acompanhará, caso necessário, os projetos durante o processo de organização e contextualização. Os interessados em maiores informações entrar em contato pelos telefones 32 37282129 ou 9 88352129.
Justificativa
Com a deficiência técnica na elaboração e execução de projetos, muitos produtores e gestores culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando dificuldades no desenvolvimento de suas ações culturais e esportivas.
Público alvo
Associações de bairro ou comunitárias, produtores e gestores culturais, artistas populares, grupos de teatro, grupos folclóricos, Ongs, Oscips e outros interessados
Objetivos
- Promover o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural das comunidades.
- Permitir aos participantes o adequado planejamento dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos. 
 - Promover, através de projetos aprovados, o diálogo entre a cultura e a educação construindo ações que ocupem os espaços escolares nas diversas comunidades da cidade 
 Metodologia

A Oficina de Elaboração de Projetos abrange teoria e prática., Por meio de apresentação em “powerpoint” e texto base compartilhado, cada tópico do formulário será trabalhado. Também haverá acompanhamento e orientação individual no período de preparação e apresentação dos projetos

quinta-feira, 13 de abril de 2017

domingo, 9 de abril de 2017

FEIJOADA BENEFICENTE SERÁ REALIZADA NO BAIRRO AEROPORTO

Dando continuidade aos trabalhos do Movimento Pró Cultura e com o propósito de garantir a sustentabilidade institucional,  será realizada em 07 de maio de 2017, na comunidade Santo Antônio,  do bairro Aeroporto,  mais uma tradicional Feijoada Pró Cultura. Trata-se de uma iniciativa que busca recursos para a manutenção das atividades do Movimento Pró Cultura além de promover a integração comunitária e valorização da comunidade local.

Realizada a partir de doações de amigos e colaboradores da instituição a feijoada é feita com amor e carinho pelas cozinheiras voluntárias que se desdobram para fazer a feijoada mais deliciosa de Muriaé. Aqueles que quiserem colaborar com os mantimentos a lista está abaixo e na oportunidade convidamos a todos se fazerem presentes

domingo, 2 de abril de 2017

POSSE NO CONSELHO ESTADUAL Secretário de Estado e o conselheiro estadualDE POLITICAS CULTURAIS


Sandro Carrizo  com Angelo Oswaldo - Secretário Estadual de Cultura

Plenário do CONSEC reunindo 

Conselheiro Estaduais de Cultura de minas Gerais  empossados no dia 15/03/2017
No dia 15 de março o Movimento Pró Cultura juntamente com a LICAMUR passou a ter representação no Conselho Estadual de Cultura  - CONSEC. Isso foi possível graças a participação  de Sandro Carrizo na eleição on line que ocorreu ao final de 2016. Puderam votar cidadãos mineiros, com idade mínima de 16 anos. 

Os eleitores  se cadastram na plataforma digital no momento da votação, informando nome e endereço completos, número de CPF e título de eleitor, endereço de e-mail, além outros dados para assegurar a veracidade do voto. Sendo assim, nosso representante é também da Zona da Mata e busca representatividade na área de Culturas populares, tradicionais e folclóricas .


Esta ação se torna importante por levar a cultura muriaeense para as instãncias governamentais se colocando próximo do processo de tomadas de decisões. Importante também porque permitira a participação do Movimento Pró cultura e  Liga Carnavalesca  na formulação de Políticas Públicas no campo das artes e cultura. 

quinta-feira, 30 de março de 2017

EDITORIAL - MOVIMENTO PRÓ CULTURA

Chegou o ano de 2017 e com ele muitas atividades a serem realizadas pelo Movimento Pró Cultura no bairro Aeroporto e adjacências. é importante destacar que já temos aprovado junto ao FEC ( Fundo Estadual de Cultura) o Projeto Centro Comunitário Pró Cultura que irá promover a realização de oficinas de dança, audiovisual e hip hop. Não podemos de deixar de citar que já realizamos o lindo desfile do Bloco do Papagaio, que agora é Escola de Samba e representa nossa comunidade na avenida.

Muitas ações estão programadas e dentre elas destacamos a potencialização do novo espaço gerido pelo Pró Cultura, que é a sede da Associação de Moradores. A proposta é reforma-la com reparos na lage, pintura, troca de portas e janelas instalação de ar refrigerado para coloca-la a serviço da comunidade como realmente deve ser.Ainda teremos projetos a serem desenvolvidos com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Lei Alcyr Pires Vermelho e também projeto a ser implementado com apoio do FIA ( Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes de Muriaé) .

Outra alegria é fazer chegar até suas mãos mais um exemplar de nosso informativo carinhosamente chamado de Fala Papagaio. Sem haver publicações desde 2015, apresentamos nessa edição um pouco de nossos trabalhos desenvolvidos no ano de 2016 e também relatos das ações do Projeto Ciranda de Direitos desenvolvido em 2015. 

Enfim, abraçamos cada leitor de nosso jornalzinho e agradecemos a todos moradores do bairro Aeroporto pelo apoio e reconhecimento de nossos trabalhos...

ARRAIÁ DO PAPAGAIO MOVIMENTO O AEROPORTO

As festas juninas são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.
No propósito de manter viva a tradição resgatando uma tradição que se perdeu com o tempo,  e garantir a alegria da comunidade foi realizada no mês de junho de 2016, a Grande Festa Junina no bairro Aeroporto, batizada de ARRAIA DO PAPAGAIO. Com apoio de moradores e membros do Movimento Pró Cultura a festança teve comidas típicas, casamento do jeca, quadrilha, fogueira e muita alegria...

OFICINA DE CIRCO E TEATRO É SUCESSO NO AEROPORTO


A Oficina de Circo e Teatro, desenvolvida pelo Movimento Pró Cultura no bairro Aeroporto,  trabalha em duas vertentes e no ano de 2016, realizou atividades na Escola Estadual Maria Antônia Muglia, no bairro Napoleão, a fim de agregar ao tempo integral mais uma atividades lúdica e também, pelo segundo ano trabalhou  em parceria com o "CRAS do bairro Aeroporto”.
Na Escola Estadual Maria Antônia Muglia, apenas os estudantes da instituição fizeram parte do projeto. Já no CRAS do bairro Aeroporto, houve vagas para qualquer pessoa interessada em participar da iniciativa As oficinas no CRAS  e na escola aconteceram às sextas-feiras, de 12h às 16h.
Durante as oficinas foram ministrados ensinamentos sobre teatro, malabares, pernas de pau, corda bamba, acrobacias de solo e ainda sobre do circo. “Temos percebido que este projeto tem potencializado um protagonismo diferenciado da ‘molecada’ em sua comunidade através da arte. Acreditamos que é possível criar cidadãos com um olhar mais generoso e sensível, tendo outro olhar para o mundo através de novas éticas e burilação de estéticas”, considera Wagner Seara que foi o monitor e mobilizador.

MOVIMENTO PRO CULTURA REALIZA PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DE MORADORES



O Movimento Pró Cultura celebrou recentemente uma nova parceria com a Associação de Moradores do bairro Aeroporto. Trata-se da reforma e manutenção do espaço conhecido como Sede da Associação em regime de comodato firmado entre o presidente da Instituição Waldecy Paulino e a Coordenadora do Movimento Pró Cultura Marlucia Cristina de Lima Magalhães.

A Sede da Associação  foi construída em 1999,  pelo então presidente Wantuil Vitalino do Nascimento e sua equipe. Durante os anos  de 2004 à 2012,  foi usada pela prefeitura municipal, durante os mandatos do prefeito municipal José Braz,  como cozinha para o projeto Sopão e desde 2014 está fechada sem funcionalidade social e com seu prédio se deteriorando com o tempo.

Ao final de 2016, foi proposto a parceria entre as instituições e firmado um contrato de comodato por um período de 05 anos com possibilidade renovação por mais um período.  O Movimento Pró Cultura então assume a reforma, manutenção e gestão do espaço com o compromisso de coloca-lo em funcionamento potencializando seu uso e garantindo o acesso a população a um patrimônio local  que lhe pertence .

Na oportunidade,  o Movimento Pró Cultura agradece  a atual gestão da Associação de Moradores  em especial ao seu presidente Waldecy Paulino  e sua principal colaboradora Dona Aparecida , pela confiança depositada no Movimento Pró Cultura. Portanto, a palavra de ordem é “ mãos à obra ” pois a reforma é urgente e a reinauguração promete ser festiva e com a presença de todos que colaborarem nessa empreitada