terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto de Percussão acontece Bairro Aeroporto




 A Oficina de  Percussão do Papagaio é um projeto  desenvolvido no Bairro Aeroporto, com  apoio do CMDCA ( Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente) por meio de recursos financeiros  do FIA (Fundo Municipal da Infância e Adolescência). Trata-se de promover o desenvolvimento das oficinas de percussão no intuito de formação cultural das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.   O Projeto Oficina de Percussão do Papagaio  é  realizado nas dependências do Centro Comunitário Pró Cultura e na Escola Municipal Stella Fidelles por meio de atividades com durabilidade de 2 horas e meia por semana, perfazendo um total de aproximadamente 100 horas/aula ao final do projeto.
      Na oficina são trabalhados exercícios e técnicas percussão, noções de  música, confecção de instrumentos alternativos e alegorias. Tais oficinas estão sempre interagindo com os pressupostos da cidadania, da ética, dos direitos da Criança e adolescente, da paz e solidariedade. Além das horas/aula nas oficinas, são realizadas reuniões com os familiares dos participantes e comunidade em geral. Tais reuniões possuem o intuito de fortalecer as bases e pressupostos do projeto promovendo momentos de avaliação e planejamento coletivo das atividades.
      Trata-se de criar por meio das aulas  de percussão  condições favoráveis para a construção de  peças  musicais que serão apresentadas para comunidade e adjacências.  O projeto também busca criar condições para o fortalecimento coletivo das comunidades contempladas com os trabalhos realizados.   É importante deixar claro que, esse projeto significa  crescimento  e integração de crianças e adolescentes em torno da produção de  arte e  cultura como instrumentos de desenvolvimento e transformação social.   O Projeto Oficina de Percussão do Papagaio é a arte e cultura em contraponto à marginalidade e a exclusão social .

Nenhum comentário: