Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
domingo, 27 de março de 2011
OFICINAS DE ARTE E CULTURA ACONTECEM NO AEROPORTO
Continuam acontecer as oficinas de arte e Cultura do Movimento Pró Cultura no bairro Aeroporto. Com a participação de crianças e jovens de 08 á 18 anos o Projeto ponto de Cultura se prepara para sua primeira Mostra Cultural. Esse primeiro evento será para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos seis primeiros meses de trabalhos. O tema central será da Mostra será " Periferia ". Em todos seus aspectos o tema é amplo de ser explorado nas artes visuais,na música, na dança em todas as linguagens culturais e artísticas.
As oficinas do Ponto de Cultura serão apresentadas nessa Mostra Cultural e outros grupos e artístas serão convidados a participarem. Nossa proposta é fazer um evento simples e grandioso em qualidade de apresentações. Essa Mostra será a culminância de 10 anos de trabalhos do Movimento Pró Cultura. Somos da periferia com muito orgulho essa será a máxima que motivará os participantes.
quinta-feira, 24 de março de 2011
PRÓ CULTURA NA FAMINAS
O Movimento Pró Cultura esteve na FAMINAS em visita ao curso de Jornalismo onde estabelece parceria com a disciplina de Comunicação Comunitária. Atendendo a convite efetuado por um grupo de alunos o Pró Cultura teve a oportunidade de falar um pouco de sua história, destacando os avanços e dificuldades no desenvolvimento de suas atividades. A visita na Faminas contou também, com a presença de Arianne, coordenadora do PROJOVEM/Aeroporto, que falou da parceria no desenvolvimento da Oficina de Audiovisual. Também participaram os adolescentes Julio e Alan , representando o Coletivo que está envolvido nas atividades da Oficina.
Ao que tudo indica, está surgindo uma parceria que tem tudo para dar certo. Nós precisando de orientação na parte de comunicação institucional e os acadêmicos cheios de vontade e ideias para ajudar. A ideia é trabalhar com a equipe do audiovisual na produção de um canal na internet onde estarão sendo publicados os trabalhos realizados pela oficina de vídeo. Outra proposta é melhorar a imagem visual da instituição começando pela reestruturação do blog. A ideia é torna-lo mais interativo, dinâmico e bonito com cores alegres e atraentes.
E o mais interessante é que a mão na massa estará por conta dos adolescentes participantes da Oficina. São eles que estarão produzindo as ferramentas de comunicação . Os coordenadores estarão apenas acompanhando e orientando os trabalhos que já estão bem planejados. Nos encontros semanais os trabalhos estarão sendo desenvolvidos de forma participativa onde o protagonismo juvenil é prioridade. Estamos bastante empolgados com as perspectivas que estão surgindo, é o movimento interagindo e produzindo relações...
Agradecemos aos alunos e professores da FAMINAS a oportunidade de amizade e parceria !
Agradecemos aos alunos e professores da FAMINAS a oportunidade de amizade e parceria !
terça-feira, 22 de março de 2011
Projeto de Percussão acontece Bairro Aeroporto
A Oficina de Percussão do Papagaio é um projeto desenvolvido no Bairro Aeroporto, com apoio do CMDCA ( Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente) por meio de recursos financeiros do FIA (Fundo Municipal da Infância e Adolescência). Trata-se de promover o desenvolvimento das oficinas de percussão no intuito de formação cultural das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Projeto Oficina de Percussão do Papagaio é realizado nas dependências do Centro Comunitário Pró Cultura e na Escola Municipal Stella Fidelles por meio de atividades com durabilidade de 2 horas e meia por semana, perfazendo um total de aproximadamente 100 horas/aula ao final do projeto.
Na oficina são trabalhados exercícios e técnicas percussão, noções de música, confecção de instrumentos alternativos e alegorias. Tais oficinas estão sempre interagindo com os pressupostos da cidadania, da ética, dos direitos da Criança e adolescente, da paz e solidariedade. Além das horas/aula nas oficinas, são realizadas reuniões com os familiares dos participantes e comunidade em geral. Tais reuniões possuem o intuito de fortalecer as bases e pressupostos do projeto promovendo momentos de avaliação e planejamento coletivo das atividades.
Trata-se de criar por meio das aulas de percussão condições favoráveis para a construção de peças musicais que serão apresentadas para comunidade e adjacências. O projeto também busca criar condições para o fortalecimento coletivo das comunidades contempladas com os trabalhos realizados. É importante deixar claro que, esse projeto significa crescimento e integração de crianças e adolescentes em torno da produção de arte e cultura como instrumentos de desenvolvimento e transformação social. O Projeto Oficina de Percussão do Papagaio é a arte e cultura em contraponto à marginalidade e a exclusão social .
domingo, 20 de março de 2011
Oficina de Percussão do Papagaio dá continuidade aos seus trabalhos
Depois de participar ativamente do desfile do Bloco do Papagaio no Carnaval 2011, a oficina de Percussão do Papagaio volta ás suas atividades regulares na Escola Municipal Stella Fidelles. A oficina de Percussão é desenvolvida pelo Movimento Pró Cultura e tem por objetivo principal trabalhar a percussão como forma de inclusão permitindo aos participantes a iniciação ao mundo das artes e da cultura.
Com o apoio do FIA ( Fundo de Defesa da Infância e Adolescencia) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente a Oficina de Percussão atende aproximadamente 30 participantes. Com a proposta de desenvolver um rítmo próprio tendo como viés a defesa de direitos sociais a Oficna se prepara para novos desafios no biénnio 2011 e 2012.
Com o apoio do FIA ( Fundo de Defesa da Infância e Adolescencia) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente a Oficina de Percussão atende aproximadamente 30 participantes. Com a proposta de desenvolver um rítmo próprio tendo como viés a defesa de direitos sociais a Oficna se prepara para novos desafios no biénnio 2011 e 2012.
sábado, 19 de março de 2011
Reunião do Movimento Pró Cultura
Hoje na reunião do Pró cultura foram tratados importantes temas de interesse da entidade e comunidade. dentre os assuntos que foram trabalhados destacam-se a avaliação do Carnaval 2011 e o projeto Ponto de Cultura que é desenvolvido no bairro Aeroporto. Com a presença de coordenadores de oficina e diretores da instituição a reunião foi muito produtiva.
Quanto ao carnaval e o desfile do Bloco do Papagaio ficou claro que houve avanços na organização das alas e alegorias. Como ponto positivo também foi citado o maior envolvimento da comunidade e responsabilidade dos ritmistas. Como negativo foi lembrado que o desfile foi debaixo de chuva o que tirou um pouco do brilho e ocasionou também muitas ausências.
Em relação o Projeto Ponto de Cultura foi discutido os avanços e difiiculdades das oficinas desenvolvidas. Sendo destaque a necessidade de realização de um evento em junho para mostra dos resultados do projeto. A princípio a idéia é realizar um Encontro de Arte e Cultura da Periferia com a participação de grupos e artísticas convidados. O palco seria montado para a apresentação do Ponto de Cultura e seus convidados. Serão apresentados teatro, dança, audiovisual, percussão, música, Hip hop dentre outras atrações...
sexta-feira, 18 de março de 2011
Oficina de audiovisual na Biblioteca Comunitária
A Oficina tenta mostrar a realidade existente na comunidade local, a partir da visão do jovem ou adolescente participante. Mostrar a problemática que atinge a infância e juventude da periferia a partir da percepção de mundo do participante. O projeto buscará mostrar a realidade de questões como violência, drogas, prostituição, habitação, educação. Com um foco direcionado na problemática social local, o audiovisual se torna meio e instrumento de propagação de uma cultura que se encontra a margem da sociedade. Com o desenvolvimento das atividades de oficina, acontecerão mensalmente, exibições de filmes em espaços de uso coletivo nas comunidades. Salões de igreja, pátio de escolas, praças públicas serão espaços para as exibições de filmes, vídeos ou documentários de interesse da coletividade.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Entidades de Assistência Social de Muriaé terão de se adequar á legislação.
O Movimento Pró Cultura participou de reunião sobre as modificações na legislação que normatiza o processo de cadastramento no conselho Municipal de Assistência social. O encontro reuniu importantes lideranças da Sociedade civil e suas respectivas entidades. Foi importante esclarecer as instituições que houve alterações na legislação com a publicação da Resolução 16, do Conselho Nacional de Assistência Social, de 05 de maio de 2010.
A Resolução 16 veio para regulamentar e especificar com clareza as instituições que atuam no âmbito das políticas do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social). Segundo as coordenadoras da reunião existem muitas entidades se confundem no que refere ás suas finalidades estatutárias. A proposta é que se faça uma avaliação mais criteriosa das entidades antes de emitir a inscrição definitiva da entidade.
Sendo assim ficou esclarecido que as instituições que pleiteiem sua regularidade junto ao CMAS precisam de renovar sua inscrição apresentando requerimento próprio acompanhado por uma série de documentos. O Movimento Pró Cultura que é cadastrado desde 2002, vai rquerer a renovação de sua inscrição neste Conselho reafirmando sua missão de defender os Direitos Humanos e Sociais usando a arte e a cultura como meios de atingir seus objetivos.
segunda-feira, 14 de março de 2011
REUNIÃO DO MOVIMENTO PRÓ CULTURA
SÁBADO
17:00 HORAS
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
TODOS MEMBROS DA DIRETORIA, CONSELHO FISCAL, COLABORADORES E VISITANTES SÃO CONVIDADOS E MUITO BEM VINDOS.
PAUTA;
ASSEMBLÉIA GERAL ANUAL
PRESTAÇÃO DE CONTAS
AVALIAÇÃO DO CARNAVAL
ANDAMENTO DO PONTO DE CULTURA
INFORMES GERAIS
domingo, 13 de março de 2011
OFICINA DE AUDIOVISUAL NO BAIRRO AEROPORTO
A Oficina de Audiovisual do Projeto Ponto de Cultura está acontecendo no bairro Aeroporto em parceria com o CRAS - Centro de Referência em Assistência Social do Aeroporto. a oficina tem como objetivo: " Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os equipamentos e a produção do audiovisual explorando as diversas linguagens buscando a interação com os preceitos da paz, solidariedade e cidadania."
A Oficina de Audiovisual conta com a orientação de um monitor/professor, que possui ampla experiência e vários trabalhos realizados no campo do audiovisual. Para obter maior conhecimento e análise crítica sobre o audiovisual, a oficina terá permanentemente, na internet, uma Mostra de Vídeos produzidos. Os vídeos dos alunos também participarão desta mostra.
Os encontros da Oficina acontecem ás quartas feiras, nas dependências do CRAS, com a turma do PROJOVEM adolescente. Com a coordenação de Boris Massieux e a Assistente Social Ariana, a Oficina está trabalhando o reconhecimento e familiaridade com os equipamentos. Também estão sendo trabalhados noções de captação e manipulação de imagens e vídeos.
quarta-feira, 9 de março de 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
PAPAGAIO NO BLOCO DAS PIRANHAS DO COLETY
Na segunda feira de Carnaval o Bloco do Papagaio perticipou da festa do Bloco das Piranhas do bairro Colety. Com muita irreverencia a população daquele bairro organiza uma festa que pelo segundo ano consecutivo é embalada pelo Bloco do Papagaio.
A parceria do Bloco do Papagaio e do Bloco das Piranhas representa uma alinaça entre os 02 bairros fortalecendo a interação cultural. O movimento Pró cultura busca se integrar a outros grupos artísticos e culturais visando sempre difundir seus ideais e valores. Com a participação especial de Mc Gilsinho o Bloco fez bonito e se sentiu valorizado pelo Colety
O Movimento Pró Cultura agradeçe a oportunidade se colocando a disposição para futuras ações e parcerias...
Aeroporto faz bonito na avenida com o Bloco do Papagaio
Nosso Bloco fez bonito ao levar para a avenida Constantino Pinto um Carnaval alegre, irreverente e muito criativo. O público cantou embalado o Samba que fez homenagem á Escola Municipal Stella Fidelles. Com o intérprete Mc Gilsinho e aproximadamente 200 componentes, o bloco do Papagaio foi homenageado pela FUNDARTE com o trofeu de Melhor Bloco do Carnaval 2011.
Toda a força do Bloco do Papagaio está na sua comunidade que apoia, acompanha e participa da tomada de decisões e organização do desfile em geral. O Bloco é um desdobramento do Projeto Oficina de Percussão do Papagaio desenvolvido em parceria com Escola Muniicpal Stella Fidelles. A Oficina também é parte do Projeto Ponto de Cultura e tem como instrutor o ritmista " Mestre Helinho".
Em seu 5º ano de desfile, o Bloco do Papagaio mostrou que está crescendo e se organizando melhor . Com isso o resultado de seus desfiles é muito melhor no sentido de cores, brilho e animação. Msmo debaixo de chuva forte o Bloco fez bonito e balançou as estruturas do evento.
Na oportunidade o Movimento Pró Cultura agradeçe aos seus colaboradores que são fundamentais para a realização de todas ações da ONG. Fazemos arte e cultura em contraponto á marginalidade e exclusão. Somos um bloco humilde mas temos raça, povo e coração
VALEU COMUNIDADE !
terça-feira, 1 de março de 2011
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA RECEBE MESAS E CADEIRAS NOVAS
A Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto recebeu novas mesas e cadeiras para atender melhor seus usuários. O novo mobiliário foi adquirido com recursos do Projeto Ponto de Cultura e vem dinamizar e potencializar o uso da biblioteca por crianças, adolelescentes e jovens do bairro. a Biblioteca funciona diariamente com serviços de empréstimos de livros, auxílio escolar, pesquisas na internet e incentivo a leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)