O Movimento Pro Cultura vêm a público agradecer a todos que acreditaram nos trabalhos desenvolvidos em 2013...Comunica também, que vai virar o ano de branco, graças ao Deputado Estadual Rogério Correia . Isto mesmo, já esta em Muriaé, o veículo Zero Km, adquirido por meio de emenda do parlamentar... Esse deputado, acredita e incentiva os muriaeenses que trabalham e se dedicam na construção de um mundo melhor...Obrigado a todos ! Obrigado Rogério Correia !!! Que venha 2014 !!!
Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
MOVIMENTO PRÓ CULTURA ENCERRA O ANO EM CONFRATERNIZAÇÃO NO AEROPORTO
O Movimento Pró Cultura encerrou suas atividades do ano com uma confraternização que reuniu crianças, adolescentes e jovens participantes das oficinas. Também estiveram presentes os monitores das oficinas, estagiárias, coordenação e muitos outros colaboradores. Tal encerramento faz parte do plano de ação da entidade e já se tornou tradição na comunidade que acolhe os trabalhos do Pró Cultura.
Com bolo, refrigerante, balas e apresentações culturais a confraternização também foi o momento em que os presentes puderam receber seus certificados de participação nas oficinas de teatro, dança, capoeira, audiovisual, percussão e Biblioteca Comunitária. Também houve uma belíssima apresentação da Oficina de Teatro que apresentou a dramatização infantil : " O sapo que virou Rei " em uma adaptação da obra da autora de literatura infanto juvenil Ruth Rocha.
Realmente foram momentos de muita alegria para os participantes que também foram comunicados sobre as novidades que virão com o ano novo. Tais novidades só serão possíveis devido ao apoio do projeto que já foi aprovado e conveniado com o Governo do Estado de Minas Gerais. Para o ano de 2014 , serão desenvolvidas as ações do projeto: " Oficinas de Vida e Arte" apoiado pelo Fundo Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e SEDESE ( Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social).
Outro projeto que será desenvolvido é o " Projeto Pró Cultura" que contará com o apoio da Fundação Itaú Social por meio do FIA ( Fundo Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes). Este projeto será realizado no intenção de fortalecer as ações voltadas para o processo de formação cidadã dos participantes das oficinas oferecidas pelo Movimento Pró Cultura.
Na oportunidade, o Movimento Pró Cultura agradece a todos seus colaboradores pelo apoio e incentivo reafirmando seu compromisso com a construção de meios que permitam sempre a difusão da arte e a cultura em detrimento da marginalidade e exclusão social...
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CELEBRA QUINZE ANOS DE FUNDAÇÃO
Ontem foi realizada na Comunidade Santo Antônio a Celebração de 15 anos de fundação da Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto. A celebração faz parte das atividades de fim de ano do Movimento Pró cultura e teve o objetivo de fazer memória daqueles que colaboraram com a construção do projeto sociocultural. Fundada em 1998, por um Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude, a Biblioteca cresceu e deu origem a outros inúmeros projetos desenvolvidos no bairro Aeroporto e adjacências .
A Celebração também foi momento de reencontro dos fundadoresque lembraram o início dos trabalhos que iniciou-se com muitas dificuldades. A evolução institucional que se deu nestes quinze anos fizeram da Biblioteca Comunitária um projeto pioneiro coberto de sentido e resultados. Hoje, a Biblioteca faz parte do Ponto de Cultura e está cadastrada na Fundação Biblioteca Nacional e também na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
A Biblioteca Comunitária se localiza na Rua Santos Dumont, 96 no bairro Aeroporto e presta seus serviços de empréstimos de livros e acesso a internet todos os dias. A Biblioteca Comunitária também já serviu de espaço para o desenvolvimento oficinas de elaboração de projetos e hoje, é uma referência no campo terceiro setor. Realmente a Biblioteca é um projeto que deu certo e isso foi possível, porque sempre contou com o apoio da comunidade...
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
domingo, 13 de outubro de 2013
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA COMPLETA 15 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS AO BAIRRO AEROPORTO
Fundada em 1998, na Comunidade Santo Antônio do Bairro Aeroporto, por um grupo de jovens da Pastoral da Juventude, a Biblioteca Comunitária conta com acervo de aproximadamente 6.000 livros organizados em prateleiras de aço e madeira. Os livros e equipamentos foram adquiridos a partir de doações oriundas de pessoas físicas, projetos culturais e empresas. É equipada com 10 jogos de mesas de aço, com aparelho de CD ,com computadores conectados a internet e uma impressora. Desenvolve os trabalhos de empréstimo de livros e mediação de leitura e reforço escolar .
As ações buscam transformar a atividade de leitura em rotina, sem exigir grandes habilidades literárias ou artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura podem participar da experiência sendo um mediador de leitura. Cabe ao mediador, despertar no leitor o interesse pelo texto despertando a magia contida nos livros. Na Biblioteca, estão disponibilizados terminais de consultas na internet gratuitamente. Estes serviços estão disponíveis gratuitamente nos horários diários de funcionamento.
. A Biblioteca conta com uma monitora que é remunerada pelo Projeto Ponto de Cultura e estabelece parcerias com com a Associação de Moradores formando uma rede de atendimento que fortalece a presença da Biblioteca Comunitária como espaço de fomento da cultura e cidadania através da literatura e o hábito de ler. A Biblioteca também é o local onde acontecem reuniões e oficinas da ONG Movimento Pró Cultura que foi fundada com a necessidade de se criar um braço institucional para a Biblioteca, que foi o embrião de tudo que é hoje tal entidade.
A Biblioteca é Cadastrada na Fundação Biblioteca Nacional e também à Rede Brasileira de Bibliotecas Comunitárias. A metodologia usada no desenvolvimento das atividades consiste na valorização da participação dos indivíduos nos processos de planejamento e execução das atividades. Os coordenadores possuem o entendimento de que o ser humano é um ser de ação e relação e não pode ser percebido fora de suas relações com seus semelhantes e com o mundo.
O individuo está em constante transformação pessoal e transforma também a sua realidade. Portanto, pode-se dizer que a Biblioteca faz o uso de uma abordagem metodológica que se fundamenta principalmente na participação, na ação e na relação. Acredita-se que a participação é um direito da cidadania e só aprende a participar quem tem a oportunidade de atuar das mais variadas formas e nas mais diversas instâncias educacionais, institucionais e comunitárias
Completando 15 anos de atividades a Biblioteca Comunitária no Bairro Aeroporto, através do Movimento Pró Cultura, reafirma seus compromissos com a sua missão institucional de buscar a transformação e inclusão social através da arte e da cultura. Na oportunidade agradece a todos seus colaboradores que de maneira direta ou indireta fizeram os sonhos de alguns jovens se tornarem realidade...
sábado, 14 de setembro de 2013
terça-feira, 27 de agosto de 2013
RODA DE CAPOEIRA NO AEROPORTO
Ontem, 26/08, foi dia de Roda de Capoeira no bairro Aeroporto. O evento foi preparado pela Oficina de Capoeira que é desenvolvida no Centro comunitário Pró Cultura pelo Projeto Capoeira Comunitária, com o apoio da Lei Alcyr Pires Vermelho de incentivo a Cultura. Com encontros que acontecem todas segundas feiras, se formou um coletivo que ontem, junto a convidados e visitantes, realizou a roda da capoeiragem.
A Roda contou com a presença de importantes nomes da capoeira como os Graduados Babinha, Lesquinho, Sarará, Castanha e Malandro. Também estiveram presentes capoeiristas de outros bairros de Muriaé , além de Pirapanema. a comunidade se fez presente e aprovou a iniciativa cantando e aplaudindo com muita animação.
Com todas as limitações encontradas a Roda foi um sucesso e demonstrou o quanto a Capoeira é importante no processo de disciplina e formação para a cidadania. Como expressão da cultura afro-brasileira a Capoeira é uma ferramenta importante no fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade. Na oportunidade, destacamos o apoio do Associação de Capoeira que não mediu esforços para a implantação do projeto...
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
MUITO OBRIGADO, CHULÉ !
O Morro do Papagaio hoje está triste e nós também. Perdemos um amigo que tanto gostava de ajudar. Um ciclista sofre acidente em uma rua escura, esquecida das autoridades e morre... Pintou nosso espaço, fixou a placa, chumbou as barras do Centro Comunitário e bateu a lage da nossa Biblioteca... Sempre com um boné do Papagaio na cabeça era uma figura alegre e amiga de todo mundo...Neste dia triste, prestamos nossa homenagem dizendo apenas...Muito obrigado Chulé ! Vá com Deus ! Nós, não vamos te esquecer !
Pintura do Centro Comunitário Pró Cultura realizada por Paulo Cesar Braz - Chulé
domingo, 4 de agosto de 2013
MAIS UMA EDIÇÃO DO TABLOIDE ' FALA PAPAGAIO '
Em Busca de Comunicação Institucional o Movimento Pró Cultura lança, no Aeroporto, mais uma edição de seu Tabloide Informativo " FALA PAPAGAIO". Trata-se de uma inciativa importante pois dá visibilidade para as ações ao mesmo tempo que presta contas dos trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados.
Com uma periodicidade semestral a publicação registra os principais eventos culturais realizados pela entidade que atua no bairro Aeroporto executando projetos de cunho sociocultural. Esta edição que estará nas ruas a partir desta semana faz uma abordagem dos desfiles do Bloco do Papagaio no carnaval e também das novas oficinas desenvolvidas no Centro Comunitário Pró Cultura.
Além do Tabloide, que é distribuído nas casas do bairro, a entidade também usa da internet para sua comunicação institucional. Possui um blog, onde publica diariamente as realizações e também um perfil nas redes sociais, onde interage com moradores, participantes dos projetos, coordenação e o mundo em geral.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
sábado, 27 de julho de 2013
sexta-feira, 26 de julho de 2013
quarta-feira, 17 de julho de 2013
MOVIMENTO PRÓ CULTURA DESENVOLVE NOVAS OFICINAS CULTURAIS NO BAIRRO DO AEROPORTO
O bairro Aeroporto por meio do Movimento Pró Cultura desenvolve novas oficinas culturais. Tratá-se da Oficina de Capoeira que é desenvolvida em parceria com a Escola da Capoeiragem com funcionamento todas segundas feiras , no Centro Comunitário. Esta oficina conta com o apoio do Projeto Capoeira Comunitária incentivado financeiramente pela Lei Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura. A outra Oficina que iniciou seus trabalhos é a Oficina de Dança de Salão que conta com a coordenação e monitoria voluntária de David e Miquele.
Estas atividades fazem parte do processo de ampliação das ações culturais do Movimento Pró Cultura e somam-se a outras oficinas já desenvolvidas pelo Projeto Ponto de Cultura, desenvolvido desde o ano de 2010, com apoio do Ministério da cultura e Secretaria Estadual de Cultura . Em todas oficinas, a arte e a cultura são utilizadas como meios para a promoção da cidadania e inclusão social. As atividades acontecem no Centro Comunitário mantido pela entidade e está aberto a participação de crianças, adolescentes e jovens do Aeroporto e adjacências.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)