domingo, 13 de outubro de 2013

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA COMPLETA 15 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS AO BAIRRO AEROPORTO





Fundada em 1998, na Comunidade Santo Antônio do Bairro Aeroporto,  por um grupo de jovens da Pastoral da Juventude,  a Biblioteca Comunitária conta com acervo de aproximadamente 6.000 livros organizados em  prateleiras de aço e madeira. Os livros e equipamentos  foram adquiridos a partir de doações oriundas de pessoas físicas, projetos culturais e empresas.  É equipada com 10 jogos de mesas de aço, com aparelho de CD ,com  computadores conectados a internet e uma impressora. Desenvolve os trabalhos de  empréstimo de livros  e mediação de leitura e reforço escolar . 

As ações buscam  transformar a atividade de leitura em rotina, sem exigir  grandes habilidades literárias ou artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura  podem participar da experiência sendo um mediador de leitura. Cabe ao mediador, despertar no leitor  o interesse pelo texto despertando a magia contida nos livros. Na Biblioteca,   estão disponibilizados terminais de consultas na internet gratuitamente. Estes serviços estão disponíveis gratuitamente nos horários diários  de funcionamento.

. A Biblioteca conta com uma monitora que é remunerada pelo Projeto Ponto de Cultura e estabelece parcerias com  com a Associação de Moradores formando uma rede de atendimento que fortalece a presença da Biblioteca Comunitária como espaço de fomento da cultura e cidadania através da literatura e  o  hábito de ler. A Biblioteca também é o local onde acontecem reuniões e oficinas  da ONG Movimento Pró Cultura que foi fundada com a necessidade de se criar um braço institucional para a Biblioteca,  que foi o embrião de tudo que é hoje tal entidade.

 A Biblioteca é Cadastrada na Fundação Biblioteca Nacional e também à Rede Brasileira de Bibliotecas Comunitárias. A metodologia usada no desenvolvimento das atividades consiste na valorização da participação dos indivíduos nos processos de planejamento e execução das atividades. Os coordenadores possuem  o entendimento de que o ser humano é um ser de ação e relação e não pode ser percebido fora de suas relações com seus semelhantes e com o mundo. 

O individuo está em constante transformação pessoal e transforma também a sua realidade. Portanto, pode-se dizer que a Biblioteca faz  o uso de uma abordagem metodológica que se fundamenta principalmente na participação,  na ação e na relação. Acredita-se que a participação é um direito da cidadania e só  aprende a participar quem tem a oportunidade de atuar das mais variadas formas e nas mais diversas instâncias educacionais, institucionais e comunitárias

Completando 15 anos de atividades a Biblioteca Comunitária no Bairro Aeroporto, através  do Movimento Pró Cultura,  reafirma seus compromissos com a sua missão institucional de buscar a transformação e inclusão social através da arte e da cultura. Na oportunidade agradece a todos seus colaboradores que de maneira direta ou indireta fizeram os sonhos de alguns jovens se tornarem realidade...

Nenhum comentário: