sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Congresso aprova plano que consolida políticas à Cultura

Em entrevista cedida à Luis Nassif, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, fala sobre a recente aprovação do Plano Nacional de Cultura (PNC), após 4 anos de discussão. O programa visa garantir a perenidade das políticas públicas voltadas para o setor, impedindo que a cada novo governo boas iniciativas sejam desmontadas.
Segundo o ministro, o PNC foi baseado em três dimensões: a cultura como uma política pública central para o desenvolvimento do país; garantia de acesso a todos os brasileiros e como parte importante da economia do Estado.
O Congresso Nacional aprovou por unanimidade o Plano, que, de dez em dez anos, deverá obrigatoriamente ser submetido ao poder legislativo para correção e superação de erros, bem como aprofundamento de ações importantes para socialização da cultura.  
Juca Ferreira não esconde as divergências que surgiram ao longo dos quatro anos de debate do PNC. “Alguns artistas achavam que essa preocupação de estender o acesso aos recursos públicos á todo o Brasil não era importante, porque o que há de relevante já está no [eixo] Rio-São Paulo”, contou.
“Pois bem, hoje temos mais filmes brasileiros nos cinemas depois de décadas, do que filmes estrangeiros sem ser por cota, por nenhum mecanismo de obrigatoriedade. E isso, acompanha, evidentemente, a criatividade e a lucidez dos cineastas que fizeram os principais filmes que estão puxando esse público. Mas na verdade, isso é fruto de uma política. Hoje tem o cinema gaúcho, tem o cinema mineiro, o cinema baiano, pernambucano”, completa.
Pontos de Cultura
O ministério consolidou nos últimos anos 5 mil Pontos de Cultura – entidades apoiadas financeiramente e reconhecidas pela pasta e que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Os pontos envolvem qualquer tipo de manifestação artística, seja teatro ou música, artesanato ou danças típicas.
A experiência brasileira vem servindo de inspiração para modelos de políticas públicas à cultura de outros países. Delegações técnicas de Chile, Argentina e de alguns países europeus visitaram o Brasil para conhecer e implementar esse agrupamentos em seus territórios.
Juca Ferreira destacou que a presidente eleita Dilma Rousseff já se reuniu com representantes do ministério para discutir a consolidação de pelo menos um ponto de cultura em cada município do país.
Fonte : Luiz Nassif - via e-mail

Nenhum comentário: