Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
domingo, 27 de setembro de 2009
Veja o Vídeo e Conheça o Movimento Pró Cultura
Movimento Pró Cultura busca Título de Utilidade Pública Estadual
Projeto de Lei nº 3.746/2009
Declara de utilidade pública o Movimento Pró-Cultura, com sede no Município de Muriaé.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º - Fica declarado de utilidade pública o Movimento Pró-Cultura, com sede no Município de Muriaé.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 15 de setembro de 2009.
André Quintão
Justificação: O Movimento Pró-Cultura, com sede no Município de Muriaé, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e sem caráter religioso, fundada em 28/10/2000. Tem por finalidade organizar oficinas de arte e cultura, desenvolvendo projetos no campo da conscientização política e participando como membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O processo que tem por objetivo a declaração de utilidade pública da referida entidade encontra-se formalmente instruído, conforme as exigências contidas na Lei nº 12.972, de 27/7/98.
Por essas razões, espero contar com apoio dos nobres pares à aprovação deste projeto de lei.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Cultura, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Notícias do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente
Quanto ao " Toque de Recolher" em Muriaé o Conselho com muita serenidade e convicção decidiu se posicionar contrario a medida por entender que a mesma é paliativa e não resolverá a problemática que envolve a criança e adolescente em Muriaé. Ficou decidido que uma comissão do CMDCA solicitará uma audiência com o Promotor de Justiça da Vara da Infância e adolescência de Muriaé para comunicar a decisão e apontar outras medidas mais eficientes no combate a criminalidade infanto juvenil em nossa cidade.
Quanto a eleição para o Conselho Tutelar, ficou decidido a prorrogação do atual mandato dos Conselheiros para que o processo eleitoral seja organizado sem atropelos ou pressões externas por parte de muitas forças que estão agindo nos bastidores das instituições envolvidas. É importante ressaltar o compromisso do CMDCA com a imparcialidade e transparência do processo em questão.
Em relação ás instituições que pleiteiam o cadastro junto ao CMDCA, elas deverão aguardar reunião da Comissão que irá analisar a documentação e emitir parecer e certificado de cadastro da instituição junto ao Conselho. Vale lembrar que só poderão apresentar projetos junto ao FIA - Fundo da Infância e Adolescente, as instituições devidamente em dia com sua documentação junto ao CMDCA.
A reunião foi tranquila e terminou com um delicioso lanche a base de bolo e Coca Cola servido pela SMDS- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
domingo, 20 de setembro de 2009
Movimento Pró Cultura presente Romaria das Juventudes
O Movimento Pró cultura participou da Romária das Juventudes ocorrida no dia 13 de setembro, em Visconde do Rio Branco. O evento foi uma organização da Pastoral da Juventude e teve a presença de jovens de toda a Diocese de Leopoldina.
Nós fomos lá para apoiar a juventude e reafirmar nossas origens nas fileiras da Pastoral da Juventude. Afinal, como dizem, uma vez pejoteiro, sempre pejoteiro.
Vem aí a Assembléia Geral Ordinária
Em breve sairá o Edital de Convocação para nossa Assembléia Geral .
Sinta-se Convidado
AGUARDEM !
FESTA DAS CRIANÇAS NO AEROPORTO !
Será realizada uma exibição de fimes infantis para comemorar o dia das Crinaças. A Exibição do filme será dia 11 de outubro a partir das 9:30 da manhã no salão da comunidade Santo Antônio no bairro Aeroporto.
A Festa das Crianças é realizada pelo Movimento Pró Cultura em parceria com a Catequese e contará com sorteio de prémios, pipoca e guaraná durante a exibição do filme. Um ambiente agradavel e alegre será preparado para que nossas crianças possam ser homenageadas como elas verdadeiramente merecem.
Pró Cultura é tema de reportagem
A sua visita foi importante pois seu trabalho ajudará a cientificar os trabalhos desenvolvidos pela instituição Pró Cultura. Será publicado até o fim de ano em revista que terá como tema principal a responsabilidade social.
A nossa nova amiga Keila : Seja Bem vinda e Obrigado!
sábado, 12 de setembro de 2009
Toque de recolher
Em vigência desde o dia 15 de junho, a medida baixada pelo juiz Joamar Gomes Vieira, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Patos de Minas, impedia a circulação de menores desacompanhados dos responsáveis entre as 23h e às 6h.
A norma dividiu opiniões. O comandante do 15º Batalhão da PM, Elias Saraiva, era um dos defensores. "A medida não foi criada com a intenção de repreender os menores, mas afastá-los da violência. A decisão do CNJ tem fundamentos, e nós temos que acatá-la", afirmou o policial.
O presidente do Conselho Tutelar de Patos de Minas, Francisco Silva, também era favorável à portaria. Segundo ele, nos quase três meses de vigência do toque de recolher, houve um decréscimo significativo nos acolhimentos. Nos plantões, segundo Silva, a queda foi de 95% e, nos atendimentos diários, a redução foi de aproximadamente 70%.
O conselheiro do CNJ Jorge Hélio votou a favor da suspensão. Na opinião dele, portaria é ilegal, já que o juiz de Patos de Minas não tem competência para editar norma com força de lei. "Em nome de uma proteção à criança e ao adolescente, alguns juízes estão extrapolando suas funções", disse.
O procedimento de controle administrativo (PCA) para a suspensão foi proposto pelo promotor Jaques Souto Ferreira ao Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme o promotor, assim que a portaria do juiz Joamar Vieira passou a vigorar, ele entrou com uma liminar no CNJ, solicitando a suspensão da medida. "Embora bem-intencionado, a portaria é ineficaz, pois acaba punindo apenas os meninos de bem", falou Ferreira.
O juiz autor da norma não quis se pronunciar sobre a decisão do CNJ.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
TOQUE DE RECOLHER É SUSPENSO
Nossa vigilância continua,
afinal direitos não podem ser tirados !