Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS
Podemos considerar Educação, como a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral de uma pessoa.A educação é um processo que envolve o desenvolvimento de todas as características humanas, podendo ser também considerada como cortesia, respeito, conhecimento e atitude.
Atualmente, a educação está ligada com conhecimentos. O conhecimento não tem barreiras, é a vontade própria que está movendo as pessoas cada vez mais próximas da educação.
Mas para que todas as razões acima, como respeito mútuo, justiça. solidariedade, igualdade sejam obedecidos, é preciso, sem dúvida de um sistema educacional eficaz.
Algumas das saídas propostas aqui são:
a) Uma educação pública gratuita, compulsória e de “qualidade”;
b) Melhorar significavelmente a educação infantil;
c) Aprimorar as necessidades básicas do ensino jovem, por meio de acesso livre a programas de aprendizagens totalmente apropriados;
d) Atingir, o mais rapidamente nível de alfabetização de adultos;
e) Melhorar a qualidade da educação no Brasil e facilitar o acesso de todos à educação, seja primária, secundária e superior.
f) Valorização dos profissionais da educação defendendo a implementação de planos de carreira a níveis estaduais e municipais
g) Para que os municípios tenham maior autonomia na implementação de políticas públicas para educação estimular e orientar a Criação dos Sistemas Municipais de Ensino.
h) Buscar o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Municipais do FUNDEB
I) Defender sempre a implementação de uma Educação Democrática e com qualidade social.
É importante ressaltarmos que uma educação de qualidade serve para condições básicas e essenciais para a convivência em grupo, seja familiar, social e no sucesso profissional. Portanto, é de responsabilidade de todos lutar para que sejam implementadas ações que possam estar estimulando a melhoria da qualidade educacional. Vale ressaltar que somente com luta e mobilização social conseguiremos romper com o paradigma perverso que hoje norteia os rumos da educação.
“Educação não é algo que se guarda na gaveta de casa,
mas esta é para a promoção cidadania.”
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
ATENÇÃO
Sua fala foi questionada por alguns presentes que alegam que não haverá retirada de direitos nem limitação de liberdades. Porém, esses representantes de entidades, muito conservadores por sinal, não convenceram que a medida vai resolver o problema da violência em Muriaé.
domingo, 16 de agosto de 2009
sábado, 8 de agosto de 2009
Porque hoje é sábado de Cultura na praça João Pinheiro e Grande Hotel
Foto: Interligadonline
Estivemos hoje, Eu, Marlúcia e Maria Rita, representando o Movimento Pró Cultura na abertura do Projeto " Porque hoje é Sábado", e ficamos maravilhados com as apresentações. Dança, teatro, banda de música, palhaços e muita animação marcaram o fim da manhã desse sábdo.
Tivemos o prazer de assistir as apresentações e visitar as instalações do Grande Hotel, que aliás é um grande espaço de cultura. O projeto iniciado hoje pretende oportunizar aos produtores culturais a ocupação do espaço. Viva a iniciativa que irá promover a integração entre os grupos culturais e fomentar as manifestações artísticas em todas as dimensões.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Documentário Movimento Pró Cultura de Muriaé.
Evinha a Primeira Porta-bandeira do Bloco do Papagaio
Formatura da Oficina de Teatro Flor e Arte
Conferência Nacional de Educação
A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.
Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.
A CONAE acontecerá em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010, será precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano. A Portaria Ministerial nº 10/2008 constituiu comissão de 35 membros, a quem atribuiu as tarefas de coordenar, promover e monitorar o desenvolvimento da CONAE em todas as etapas. Na mesma portaria foi designado o Secretário Executivo Adjunto Francisco das Chagas para coordenar a Comissão Organizadora Nacional.
A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.
Movimento Pró Cultura busca Título de Utilidade Pública Estadual
Com a intenção de se tornar Utilidade Pública Estadual foi enviado ao gabinete do Dep. André Quintão toda documentação exigida para a obtenção do Título almejado.
Tal título é importante devido o fato de agregar valores a entidade além de uma série de benefícios junto ao governo estadual. O gabinete do Deputado André Quintão já entrou em contato informando que o projeto de lei entra em tramitação nessa sexta feira e em breve irá a plenário para a votação.
Gripe Suina
Cataguases registra primeiro caso da gripe Influenza A H1N1
7 de Agosto, 2009A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina informa que foi confirmado no dia 05/08, por meio de exame laboratorial, um caso de Influenza A H1N1 no município de Cataguases.
Trata-se de um paciente de 28 anos, que iniciou os sintomas no dia 23/07/09 e informou viagem à cidade de São Paulo no dia 21/07/09 para compras na Rua 25 de março. O paciente ainda informou que permaneceu na cidade menos de 24 horas, tendo retornado à cidade de Cataguases no mesmo dia.
Procurou atendimento no Pronto Socorro Municipal no dia 24/07/09, onde foi constatada a suspeita e providenciada a coleta de material biológico. O médico assistente diagnosticou pneumonia em pulmão direito encaminhando o paciente para a internação em isolamento de enfermaria no Hospital de Cataguases. O paciente iniciou a medicação (Oseltamir) na madrugada do dia 24/07/09.
No dia 25/07/09, após avaliação do pneumologista do hospital, a suspeita de pneumonia foi descartada e o paciente recebeu alta hospitalar. Conforme informações da epidemiologia do município, o paciente e seus familiares (esposa e três filhos) permanecem em isolamento domiciliar conforme orientação. Após o período de isolamento o paciente retornou ao trabalho e passa bem. Nenhum familiar apresentou sintomas da nova gripe.
Por Rádio Brilho/ Foto: Portal Cataguases
Toque de recolher em Muriaé
Reunião decide “Toque de recolher” em Muriaé e municípios da Comarca
7 de Agosto, 2009Mais uma reunião foi realizada, às 18 horas de quinta-feira salão do Júri, do Fórum de Muriaé para encaminhamentos do “toque de recolher” a ser implantado na cidade de Muriaé, Rosário da Limeira e Laranjal.
O encontro foi presidido pelo Dr. Sérgio Murilo Pacelli – Juiz da Infância e Juventude da Comarca e em suas palavras deixou claro que “a medida não terá caráter arbitrário, para constranger menores ou pais. O objetivo é fazer um trabalho preventivo, de conscientização daqueles momentos em que o menor se encontrar em situação de risco. A prevenção vai evitar um futuro ato infracional. Vai procurar dar à família que estiver sem estrutura, um encaminhamento, um apoio. Vai ser feito, na verdade um trabalho social. Portanto, a priori, não será um trabalho repressivo, até porque nessas equipes estarão psicólogos, assistentes sociais, advogados, PMs, conselheiros tutelares, membros do Consep, comissários de menor…”
Na reunião ficou decida a criação, para Muriaé, de quatro equipes formadas com profissionais de cada instituição. Uma próxima reunião será realizada com as entidades sociais e clubes de serviços, para solicitação de apoios aos trabalhos que deverão ser incrementados brevemente.
A Portaria deve ser assinada nesta sexta-feira, dando início de imediato ao Toque de recolher nos municípios da comarca.
Fonte: Elias Muratori