sexta-feira, 28 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS

Na atual sociedade, promover a “educação de qualidade” não é fácil; e não é para qualquer um!
Podemos considerar Educação, como a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral de uma pessoa.A educação é um processo que envolve o desenvolvimento de todas as características humanas, podendo ser também considerada como cortesia, respeito, conhecimento e atitude.
Atualmente, a educação está ligada com conhecimentos. O conhecimento não tem barreiras, é a vontade própria que está movendo as pessoas cada vez mais próximas da educação.
Mas para que todas as razões acima, como respeito mútuo, justiça. solidariedade, igualdade sejam obedecidos, é preciso, sem dúvida de um sistema educacional eficaz.

Algumas das saídas propostas aqui são:
a) Uma educação pública gratuita, compulsória e de “qualidade”;
b) Melhorar significavelmente a educação infantil;
c) Aprimorar as necessidades básicas do ensino jovem, por meio de acesso livre a programas de aprendizagens totalmente apropriados;
d) Atingir, o mais rapidamente nível de alfabetização de adultos;
e) Melhorar a qualidade da educação no Brasil e facilitar o acesso de todos à educação, seja primária, secundária e superior.
f) Valorização dos profissionais da educação defendendo a implementação de planos de carreira a níveis estaduais e municipais
g) Para que os municípios tenham maior autonomia na implementação de políticas públicas para educação estimular e orientar a Criação dos Sistemas Municipais de Ensino.
h) Buscar o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Municipais do FUNDEB
I) Defender sempre a implementação de uma Educação Democrática e com qualidade social.

É importante ressaltarmos que uma educação de qualidade serve para condições básicas e essenciais para a convivência em grupo, seja familiar, social e no sucesso profissional. Portanto, é de responsabilidade de todos lutar para que sejam implementadas ações que possam estar estimulando a melhoria da qualidade educacional. Vale ressaltar que somente com luta e mobilização social conseguiremos romper com o paradigma perverso que hoje norteia os rumos da educação.

“Educação não é algo que se guarda na gaveta de casa,
mas esta é para a promoção cidadania.”

Nenhum comentário: