quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS - I° DIA .


A Oficina de Elaboração de projetos  realizada na Biblioteca Comunitária do Movimento Pró Cultura
Foi muito produtivo  o primeiro dia da Oficina de Elaboração de Projetos promovida pelo Movimento Pró Cultura em parceria com o IFOP - Instituto de Formação Popular. Com a presença de vários produtores e gestores Culturais de Muriaé,  as atividades aconteceram de forma descontraída e muito participativa. Com  ênfase na lei Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura, Esporte e Turismo a  Oficina tem o objetivo de capacitar na elaboração de projetos voltados para a captação de recursos.

Como mecanismo de incentivo a produção cultural, artística, esportiva e turística essa lei se transformou na principal oportunidade de produção cultural em Muriaé. São dezenas de projetos apoiados com recursos públicos selecionados  por meio de chamada aberta ao público em geral. Com o edital lançado em novembro, os produtores culturais têm até o dia 20 de janeiro,  para enviarem seu projetos pelo correio.  Depois é só aguardarem até o dia 01 de março,  pelos resultados finais.

No primeiro dia da Oficina de Elaboração de Projetos foram trabalhados os aspectos legais previstos no edital, que foi lido e comentado artigo por artigo pelos presentes.  No decorrer da leitura, detalhes foram levantados e experiencias partilhadas,  dando sentido a metodologia proposta  de valorizar a prática cotidiana de cada participante. Cada um pôde apresentar suas propostas e falar de suas expectativas na elaboração e execução dos trabalhos. Aliás, estiveram presentes importantes projetos já existentes e desenvolvidos em nossa cidade.

Amanhã, no segundo dia da oficina,  será a produção do projeto na prática...

Nenhum comentário: