Em recentes matérias apresentadas pela Rádio Muriaé foram veiculadas informações sobre implantação de um núcleo da CUFA - Central Única das Favelas em nossa cidade. Também recebi uma ligação da coordenadora do núcleo local, a assistente social Juliana Castro. A proposta é fortalecer os aspectos culturais, esportivos, educacionais junto aos jovens e moradores das periferias locais.
Posso afirmar que a iniciativa é muito bacana e sinto que está chegando a hora da periferia mostrar sua verdadeira face. Com a chegada dessa instituição em Muriaé, teremos a oportunidade de estar discutindo a periferia junto aos diversos agentes públicos e privados. Parece que não, mas é a pura realidade, nós da periferia muitas vezes não somos valorizados como merecemos e essa instituição fortalece nossa autoestima.
A cidade de Muriaé é privilegiada em produção cultural no meio periferico. No Aeroporto, temos o Pró Cultura, no Santa Terezinha o Grupo Foclórico, a Escola de Samba e o Projeto Raízes, no Marambaia o Marambloco, na Encoberta o Sambloco em outros cantos existe muito hip hop , folia de reis ...e por aí vai .
Acredito que a CUFA possa desempenhar um importante papel no processo de integração e fortalecimento das ações culturais e artísticas da periferia. Nós, do Movimento Pró Cultura damos boas vinda a essa iniciativa nos colocando a disposição para colaborar com a implementação desse núcleo local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário