Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
terça-feira, 23 de agosto de 2011
PERCUSSÃO DO PAPAGAIO SE APRESENTA EM VIEIRAS
A Oficina de Percussão apresentou hoje 23/08, na Semana da Cultura do município de Vieiras. O evento faz parte das atividades que precedem á Exposição agropecuária que se iniciará na quinta feira. Os meninos da Percussão fez sua apresentação pautada na diversidade de rítmos. A Oficina se prepara para voltar na avenida com o desfile cívico de 06 de setembro no Dia do Muriaeense. Com um novo figurino a bateria do Papagaio fez presença e balançou a cidade com sua batida forte .
Na oportunidade agradecemos a Prefeitura Municipal e povo de Vieiras pelo convite, transporte, carinho e acolhida dada aos percussionistas da Oficina de Percussão. Essa Oficina faz parte do Projeto Ponto de Cultura e conta com apoio do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e adolescente. A Oficina é uma realização do Movimento Pró cultura e funciona no Centro Comunitário e Escola Municipal Stella Fideles.
domingo, 21 de agosto de 2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
CUFA ESTÁ EM MURIAÉ !
Em recentes matérias apresentadas pela Rádio Muriaé foram veiculadas informações sobre implantação de um núcleo da CUFA - Central Única das Favelas em nossa cidade. Também recebi uma ligação da coordenadora do núcleo local, a assistente social Juliana Castro. A proposta é fortalecer os aspectos culturais, esportivos, educacionais junto aos jovens e moradores das periferias locais.
Posso afirmar que a iniciativa é muito bacana e sinto que está chegando a hora da periferia mostrar sua verdadeira face. Com a chegada dessa instituição em Muriaé, teremos a oportunidade de estar discutindo a periferia junto aos diversos agentes públicos e privados. Parece que não, mas é a pura realidade, nós da periferia muitas vezes não somos valorizados como merecemos e essa instituição fortalece nossa autoestima.
A cidade de Muriaé é privilegiada em produção cultural no meio periferico. No Aeroporto, temos o Pró Cultura, no Santa Terezinha o Grupo Foclórico, a Escola de Samba e o Projeto Raízes, no Marambaia o Marambloco, na Encoberta o Sambloco em outros cantos existe muito hip hop , folia de reis ...e por aí vai .
Acredito que a CUFA possa desempenhar um importante papel no processo de integração e fortalecimento das ações culturais e artísticas da periferia. Nós, do Movimento Pró Cultura damos boas vinda a essa iniciativa nos colocando a disposição para colaborar com a implementação desse núcleo local.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
UM DIA DE OFICINAS NO BAIRRO AEROPORTO
A quarta feira se tornou um dia da semana importante nos trabalhos do Movimento Pró Cultura, nesse dia acontece as oficinas de percussão e de audiovisual do projeto Ponto de Cultura desenvolvido no bairro Aeroporto. No audiovisual os participantes do PROJOVEM estão recebendo capacitação no uso de equipamentos, captação e edição de imagens e audio. Essa oficina conta com o suporte da Biblioteca Comunitária que oferece os equipamentos para a edição de imagens.
Participantes da Oficina de Percussão em atividades no Aeroporto |
PRÓ CULTURA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Como já havia sido definido nossa participação na Conferência Municipal de Assistêncian Social sempre foi prioridade para o Movimento Pró Cultura. Com palestra apresentada na parte da manhã e trabalhos de grupo a tarde essa Conferência teve como objetivo fortalecer as políticas públicas de assistência social desenvolvidas na cidade de Muriaé. Destacamos a ênfase dada na valorização do profissional que atua no campo do serviço social o que consideramos de relevante importância.
A Conferência também elegeu os delegados municipais para a Conferência Regional que acontecerá em Muriaé , ainda na primeira quinzena de agosto. Em Muriaé, as políticas de desenvolvimento social vão atreladas aos programas do Governo Ferderal o que dá dinamismo e visibilidade para os trabalhos. Tanto é, que nossa Secretaria de Desenvolvimento Social está sendo cotada como prefeitavel.
Destacamos a organização da Conferência que proporcionou agilidade aos trabalhos permitindo o encerramento dentro do horário previsto. Agora, é participar da regional contribuindo nas dicusssões e fazendo as devidas provocações onde precisam de serem feitas.
PRÓ CULTURA RECEBE CERTIFICADO DE INSCRIÇÃO EM CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
É com grande alegria que recebemos o Certificado de Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social do Movimento Pró Cultura. Com esse certificado fica claro que além de sermos uma entidade de âmbito cultural somos também do campo da assistência social.
Esse certificado só vêm agregar valor ao Movimento Pró Cultura que tem a arte e as manifestações culturais como meios de promover a cidadania, inclusão social e a defesa de direitos sociais inerentes ao indivíduo em situação de risco social. Com esse certificado em mãos os gestores da entidade a colocam em sintonia com as Normas Operacionais Básicas do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social).
Agora, pleiteamos a renovação de nossa inscrição no CMDCA ( Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente) que se dará em breve. Já apresentamos toda a documentação exigida e aguardamos a visita in loco dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social que se dará em breve. Então, é só aguardar...e trabalhar !
Assinar:
Postagens (Atom)