domingo, 3 de janeiro de 2010

Movimento Pró Cultura e a Comunidade Santo Antônio

O Movimento Pró Cultura surgiu por iniciativa de um grupo de Jovens da Pastoral da Juventude   que se intitulava  JUBONC - Jovens Unidos na Boa Nova de Cristo. Esse Grupo era  composto de aproximadamente 20 jovens,  que  se reuniam nas dependências  da Comunidade Santo Antônio,  todos os domingos a partir das 17:00 horas. Esses encontros eram para discutir temas de interesses coletivos, realizar dinâmicas  seguindo a mística da pastoral  e evangelização juvenil.


Foi na Comunidade Santo Antônio que surgiu a ideia de desenvolver o projeto inicial que iria culminar na criação da Biblioteca Comunitária e posteriormente no Movimento Pró Cultura. A Comunidade Santo Antônio é Católica e desde o início sempre apoiou as iniciativas do grupo e cedeu o terreno onde foi construida por meio de Mutirão a Biblioteca Pe. Adriano Keet.

Hoje o Movimento Pró Cultura é reconhecido como um organismo das Pastorais Sociais e detem assento no Conselho Pastoral da Comunidade Santo Antônio. Portanto, um desafio para o ano de 2010 será recontar a história da Comunidade e os 10 anos de Fundação do Movimento Pró Cultura. Serão desenvolvidas pesquisas sobre a fundação e desenvolvimento da Comunidade dando ênfase na sua importancia como centro espiritual e social no bairro Aeroporto.

Nenhum comentário: