O Movimento Pró Cultura participou ativamente dos debates da Conferência Municipal de Cultura cumprindo sua função social de exercer o controle social das políticas públicas em diversas áreas. A Conferência foi espaço democratico onde os produtores culturais e artistas apresentaram propostas e sugestões para a potencialização da cultura em nossa cidade.
Como proposta que consideramos importante e votamos a favor consiste na desvinculação dos projetos de esporte do Fundo Municipal de Cultura, tal proposta esteve em discussãoe foi aprovada por entendermos que os recursos destinados a cultura são escassos e dividi-los com os projetos esportivos enfraquece o setor cultural local.
Outra proposta importante que estvemos empenhados em sua aprovação foi a reedição da Lei Municipal de Cultura que permitia a renuncia fiscal das empresas. Dessa forma, as empresas voltam a ser entes importantes no fomento e desenvolvimento da cultura local.
E por último, citamos a criação do Conselho Municipal de Políticas Cultural como um grande avanço para o município pois, estará oportunizando aos diversos setores locais a participação nas deliberações e normatizações do setor , além de partilhar responsabilidades com as organizações da sociedade civil de Muriaé...
Como foi a Iª conferência, consideramos que foi altamente produtiva...agora é só acompanhar para que as propostas sejam colocadas em prática...
Nenhum comentário:
Postar um comentário