sexta-feira, 31 de julho de 2009

CENTRO COMUNITÁRIO PRÓ CULTURA





























Através de alternativas inovadoras que permitem a construção de uma mobilização voltada para a produção e valorização das tradições  populares,  o Projeto Centro Comunitário Pró-Cultura busca fomentar o desenvolvimento cultural e artístico em um bairro de periferia onde crianças, adolescentes, jovens e adultos carecem de oportunidades nos diversos campos da vida social. Com a manutenção e potencialização do espaço “Centro Comunitário Pró-Cultura”, são oferecidas atividades (oficinas e eventos culturais) voltadas para a construção da cidadania, a inclusão social e fortalecimento das identidades culturais  locais.


  O projeto consiste na implementação de um espaço coletivo para o desenvolvimento de diversas atividades no formato de oficinas de criação cultural. As oficinas são ministradas por oficineiros , com ampla experiência comprovada em seus campos de atuação, contratados para a prestação de serviços específicos nas diversas oficinas do projeto. Os resultados obtidos  estarão sendo apresentados ao público através da realização semestral de eventos culturais abertos a toda população.  

As oficinas  tem duração de doze meses cada,  com carga horária de 16 horas / mês somando ao final 192 horas/aula/ano nas oficinas de teatro, percussão, dança, audio visual e serviços de Biblioteca Comunitária .  Alternativamente os trabalhos  abordam teoria e prática para dar  melhor formação artística e  cultural aos participantes. O trabalho  por meio de oficinas , segundo Roland Barthes, é um processo de ensaio / erro / reflexão (Que, Porque, Correção) / novo ensaio. Assim, os alunos aprenderão o “Como” fazendo o “Porque” e o “Que”. Tratamos ai de uma “auto-aprendizagem” guiada por sábios.  

O Centro Comunitário Pró-Cultura  se encontra em funcionamento,  localizando-se a Rua santos Dumont nº 90, no bairro Aeroporto de Muriaé-MG. Trata-se de um  espaço aberto e gerido pelo Movimento Pró Cultura que  tem como função social congregar os moradores em torno de atividades que fortaleçam a cultura fundada nos preceitos da garantia de direitos, da paz, da cidadania e solidariedade.

Recentemente esse projeto foi reconhecido como Ponto de Cultura ... 

O Centro Comunitário é mantido com apoio:

Cáritas Diocesana de Leopoldina / Fundo Diocesano de Solidariedade
Lei Municipal de Incentivo a Cultura
Projeto Ponto de Cultura
Comunidade Santo  Antônio/ Aeroporto
Associação de Moradores / Aeroporto 
Penas Pecuniárias/ Fórum 
Rifas , bingos,  eventos beneficientes, contribuições voluntárias





Nenhum comentário: