O Carro do Livro foi inspirado no Carro do Ovo, que percorria as ruas da cidade, vendendo cartelas de ovos a preços promocionais. Nesse sentido, a metodologia consiste na posse de um veículo decorado, com caixa de som acoplada no teto, com uma gravação sonora chamando os moradores para pegarem os livros emprestados. No porta malas e nos bancos traseiros do veículo, ficam as caixas com livros e revistas diversas, separadas em literatura diversas, revistas em quadrinhos, literatura infantil e juvenil e auto ajuda dentre outros. Com o som ligado, o Carro do livro percorre as ruas das comunidades e quando acionado, pelas pessoas, ou parado em pontos pré determinados, os livros são selecionados pelos usuários, registados em ficha de empréstimos e levados pelos usuários pelo prazo de uma semana, podendo ser renovado para mais uma semana. Trata-se de ir onde o povo está, oferecendo comodidade, variedade e o incentivo para realizar suas leituras preferidas...Trata-se de uma iniciativa inédita em Muriaé e sua forma de agir na busca por resultados podem ser facilmente replicados ou adaptados para outras localidades.
Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
sexta-feira, 1 de setembro de 2023
O CARRO DO LIVRO EM AÇÃO NO BAIRRO AEROPORTO
As atividades do Carro do Livro iniciaram-se no ano de 2021, como desdobramento do Plano de Ação, apresentado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo ( SECULT- MG) para ser executado com os recursos da lei Aldir Blanc. Com a provação desse plano e o confinamento das pessoas em suas casas, percebeu-se a necessidade de levar o livro para a casa das pessoas que não podiam ir até a Biblioteca. Desde então o trabalho se desenvolve por meio de voluntários e não tem previsão de encerramento ou conclusão de atividades. Pelo contrário, a atividade vai se aprimorando e ganhando credibilidade, tanto é que em breve o veiculo até então usado como Carro do Livro, será substituído por um maior, mais novo e mais bem preparado para a realização das atividades. Isso graças a celebração de um Termo de Parceria com a Prefeitura Municipal de Muriaé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário