Fundada em 1998, na Comunidade Santo Antônio do Bairro Aeroporto, por um grupo de jovens da Pastoral da Juventude, a Biblioteca Comunitária conta com acervo de aproximadamente 6.000 livros organizados em prateleiras de aço e madeira. Os livros e equipamentos foram adquiridos a partir de doações oriundas de pessoas físicas, projetos culturais e empresas. É equipada com 10 jogos de mesas de aço, com aparelho de CD ,com computadores conectados a internet e uma impressora. Desenvolve os trabalhos de empréstimo de livros e mediação de leitura e reforço escolar .
As ações buscam transformar a atividade de leitura em rotina, sem exigir grandes habilidades literárias ou artísticas. Qualquer pessoa que saiba ler adequadamente e que goste de trabalhar com literatura podem participar da experiência sendo um mediador de leitura. Cabe ao mediador, despertar no leitor o interesse pelo texto despertando a magia contida nos livros. Na Biblioteca, estão disponibilizados terminais de consultas na internet gratuitamente. Estes serviços estão disponíveis gratuitamente nos horários diários de funcionamento.
. A Biblioteca conta com uma monitora que é remunerada pelo Projeto Ponto de Cultura e estabelece parcerias com com a Associação de Moradores formando uma rede de atendimento que fortalece a presença da Biblioteca Comunitária como espaço de fomento da cultura e cidadania através da literatura e o hábito de ler. A Biblioteca também é o local onde acontecem reuniões e oficinas da ONG Movimento Pró Cultura que foi fundada com a necessidade de se criar um braço institucional para a Biblioteca, que foi o embrião de tudo que é hoje tal entidade.
A Biblioteca é Cadastrada na Fundação Biblioteca Nacional e também à Rede Brasileira de Bibliotecas Comunitárias. A metodologia usada no desenvolvimento das atividades consiste na valorização da participação dos indivíduos nos processos de planejamento e execução das atividades. Os coordenadores possuem o entendimento de que o ser humano é um ser de ação e relação e não pode ser percebido fora de suas relações com seus semelhantes e com o mundo.
O individuo está em constante transformação pessoal e transforma também a sua realidade. Portanto, pode-se dizer que a Biblioteca faz o uso de uma abordagem metodológica que se fundamenta principalmente na participação, na ação e na relação. Acredita-se que a participação é um direito da cidadania e só aprende a participar quem tem a oportunidade de atuar das mais variadas formas e nas mais diversas instâncias educacionais, institucionais e comunitárias
Completando 15 anos de atividades a Biblioteca Comunitária no Bairro Aeroporto, através do Movimento Pró Cultura, reafirma seus compromissos com a sua missão institucional de buscar a transformação e inclusão social através da arte e da cultura. Na oportunidade agradece a todos seus colaboradores que de maneira direta ou indireta fizeram os sonhos de alguns jovens se tornarem realidade...