domingo, 3 de julho de 2011

Matéria do Folha do Sudeste

A ‘I Mostra Cultural da Periferia’, realizada no último sábado (25), no Teatro Zaccaria Marques, mostrou o talento dos grupos culturais e artistas individuais que se apresentaram na ocasião. Durante o evento, foi feita uma homenagem à Sra. Eliane, moradora do bairro Aeroporto e costureira que participou da confecção dos uniformes, fantasias e alegorias, como apoio ao Bloco do Papagaio e Oficina de Percussão – projetos desenvolvidos no Pró-Cultura.

“Viemos trabalhando projetos de dança, teatro, percussão, audiovisual, biblioteca, um projeto de controle social e participando dos conselhos da cidade. Nessa Mostra Cultural, os artistas puderam mostrar sua arte e cultura. Agradeço a todos os grupos culturais participantes, a comunidade do Aeroporto e todas as pessoas que prestigiaram o evento”, reforça o coordenador do projeto, Sandro Carrizo.

O Pró-Cultura é uma Organização Não Governamental (ONG) que surgiu há 10 anos no Aeroporto, atuando também nas adjacências do bairro, e tem por objetivo  promover a cultura como forma de inclusão social.

De acordo com o responsável pela Oficina de Teatro, Douglas Neves Lima, o projeto ajuda na criatividade, na construção da consciência como ser humano, bem como no processo da leitura e na conscientização dos direitos e deveres de ser cidadão. “São vários processos dentro do teatro. Primeiro temos de conhecer a nós mesmo, para depois conhecer o outro e o todo”, afirma. Com um ano de atuação no projeto e a experiência de 10 anos com o teatro, ele reforça principalmente o trabalho de rua (teatro, circo e música).

A responsável pela Oficina de Dança, Josiane Valadares, completa que, por meio da música e da dança, as crianças aprendem educação na sociedade, respeito mútuo e recebem ajuda em sua formação como pessoa. “Agradeço ao Sandro e todos que me apoiaram. Às crianças que me receberam com muito carinho e amor. Sou apaixonada por elas”, finaliza.

Fonte: Jornal Folha do Sudeste

Nenhum comentário: