domingo, 26 de junho de 2011

MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA É SUCESSO DE PÚBLICO E PALCO

A Iª Mostra Cultural da Periferia realizada no sábado, 25/06,   foi sucesso de público  e palco. Com a casa cheia os artístas populares puderam mostrar a sua arte e cultura e defender suas bandeiras. Com a presença de grupos de  teatro, folia de reis, e oficinas de arte, grupos de dança, capoeira, música e audiovisual o  evento  atendeu os seuso objetivs...







O Movimento Pró Cultura agradece a todos os artístas e grupos que se apresentaram nessa mostra cultural

MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA

terça-feira, 21 de junho de 2011

RODA FEMININA DE CAPOEIRA

CAPOEIRA NO AEROPORTO II

Os encontros da Oficina de Capoeira desenvolvida  acontecem às terças feiras nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social do bairro Aeroporto.  Hoje aconteceu mais um encontro e contou com a visita do Mestre da Percussão do Papagaio  Helinho e do coordenador do Pró Cultura, Sandro Carrizo.

Na Oficina foi trabalhado os fundamentos da capoeira e sua evolução histórica no Brasil. Com uma metodologia que contempla a prática e a teoria a Oficina de Capoeira é mais uma ação voltada para o fortalecimento cultural da comunidade.  Na conversa com os participantes ficou claro a disposição do Movimento Pró Cultura em desenvolver esforços para que a atividade se firme contribuindo com o processo de formação de nossas crianças e adolescentes.

 Está confirmada a participação do Grupo Mundo Capoeira e Projeto Raízes na Iª Mostra Cultural da Periferia que acontecerá no dia 25 de junho, no Teatro Zaccaria Marques. Maculele, Samba de Roda, gingados e muita capoeira para animar o evento que vai congregar a periferia em uma noite de muita arte e cultura...

SALADA CULTURAL É UM SUCESSO POR ONDE PASSA !




Salada Cultural é uma iniciativa cultural itinerante, gratuita, que está ocorrendo em 4 cidades mineiras.  O projeto, criado por Fernanda Paula e Euler Luz, reúne oficinas de percussão e dança, peça de teatro e mostra de vídeos sobre folclore e folguedos regionais. As localidades escolhidas são: Belisário (2 e 3 de junho/11), Vermelho (9 e 10 de junho/11), São Sebastião da Vargem Alegre (16 e 17 de junho/11) e Miraí (30 de junho e 1 de julho/11).

O projeto contribui com a ligação da sociedade às suas tradições culturais, expressas na música (PERCUSSÃO e DANÇA), nos costumes (TEATRO), e no universo dos grupos folclóricos e patrimônios regionais (FILMES), estimulando ainda a criação de núcleos artísticos locais.

Fotos e texto: Fernanda Paula

segunda-feira, 20 de junho de 2011

GRUPO TEATRAL LOkOS.COM PRESENTE NA MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA

A Organização da Iª Mostra Cultural da Periferia teve confirmada a participação do Grupo Teatral LOKOS.COM que atua com Oficinas de Teatro,  Teatro de Rua e animações em geral. Com mais essa presença,  a Mostra  promete ter momentos inesqueciveis com a expressão da cultura produzida nos diversos cantos de nossa cidade. Os LOKOS.COM  é formado por Douglas , Denise e André e teve sua fundação influenciada  pela Cia Teatral Manicômicos de São João Del Rey.  

Moção de Repúdio do Conselho Municipal da Juventude

Conselho Municipal da Juventude, através de sua diretoria executiva, do município de Muriaé, manifesta contra todas as formas de violência e extermínio de jovens ocorridas em território municipal neste ano de 2011.
Segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatísticas em seu censo 2010, em Muriaé, foi totalizada a quantidade de 104.765 mil habitantes, dentre esse números 24.677 mil são considerados jovens de (15 a 29 anos), correspondente a 24,5% da população.
O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo do Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Ministério da Justiça, a taxa de homicídio entre jovens de 15 a 24 anos subiu, em 1998, de 30 mortes por 100 mil habitantes para 52,9 mortes em 2008.
De acordo com o autor da pesquisa, Julio Jacobo, os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes de jovens no Brasil. O estudo aponta que as taxas mais elevadas, acima de 60 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens, estão na faixa dos 19 aos 23 anos de idade.
Ainda de acordo com o mapa da violência do Ministério da Justiça de 2004/2006, na tabela 3.6, entre os 200 municípios com mais de 70.000 habitantes, Muriaé/MG ocupa o 28º lugar com maiores índices de vitimização juvenil
É importante considerar que o governo municipal e a sociedade civil, no início do ano legitimaram a criação do conselho municipal da juventude, como um instrumento legal na construção e na elaboração de políticas públicas que considerem as demandas e singularidades juvenis - como educação pública e a saúde -, políticas emergenciais – como a apresentação de novas chances aos jovens em situação de vulnerabilidade social -, e políticas específicas - que reconheçam e promovam o potencial e as particularidades da condição juvenil.
Com o COMJUV a implementação da Política Municipal de Juventude, possuirá uma das principais características, que é justamente a transversalidade, isto é, integra as mais variadas temáticas, conseqüentemente, conjugando as ações desenvolvidas pelas diversas áreas do governo. 
No Estado de violência objetivo do sistema capitalista a Juventude é uma das maiores vitimas das mortes por arma de fogo no Brasil, só no município em 2011 foram registradas 17 mortes dentre a maioria são jovens.
Diante de tais questões, a Executiva do Conselho Municipal da Juventude, manifesta repúdio ao extermínio, genocídio, a violência e todas as formas violações de direitos do jovem.
Em ano de conferência municipal da juventude, a ser realizada no dia 23 de agosto, dispomos-nos na luta contra a violência e extermínio de jovens e continuamos na defesa da equidade de Direitos, das Mulheres, Negros, Crianças, adolescentes, jovens, Homossexuais para que em um novo modelo de sociedade possamos desfrutar da terra, saúde, educação, cultura, a vida, a liberdade, afetividade e a manifestação de pensamento.

Sem mais.

Muriaé/MG, 20 de junho de 2011

Vinnicius Mendes Ventura
Presidente
Conselho Municipal da Juventude

SEMINÁRIO DISCUTE QUESTÕES AMBIENTAIS EM UBÁ

domingo, 19 de junho de 2011

Pró Cultura lança Canal de interatividade na Internet.

Visando divulgar os trabalhos desenvolvidos pela Oficina de audiovisual do bairro Aeroporto foi criado um canal de divulgação no You Tube. com o Título de TV Jovem Muriaé esse canal será espaço para propagação de ideias e defesa das comunidades de periferias e juventude em geral. trata-se de um desdobramento da oficina de audiovisual desenvolvida no CRAS em parceria do Movimento Pró cultura e o Coletivo do PROJOVEM local. 

Já está no ar a Primeira Edição da TV Jovem. basta acessar nosso Canal no Link

TV JOVEM 

CAPOEIRA NO BAIRRO AEROPORTO

Roda Feminina de Capoeira realizada no Muriaé Ténis Clube
Com uma parceria realizada entre o Pró Cultura, Mundo Capoeira, Projeto Raízes e CRAS Aeroporto foi criada a Oficina de Capoeira. Com a coordenação técnica do graduado Babinha a Oficina acontece todas as terças feira nas dependências do CRAS/Aeroporto.

Para o Movimento Pró Cultura trata-se de mais uma atividade a ser  desenvolvida na comunidade com o intuito de promover a inclusão social e a cidadania de crianças jovens e adolescentes. Como parte integrante da rede de atores sociais que atuam no bairro Aeroporto o Pró cultura procura cumprir seus objetivos  estatutários organizando ações de promoção humana, artística e cultural.

Outro ponto forte da Nova Oficina de Capoeira são as parcerias realizadas entre os diversificados grupos culturais. Raízes, Pró Cultura e Mundo Capoeira e oferencendo toda  a estrutura entra o Centro de Referência em Assistência Social.

sábado, 18 de junho de 2011

MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA

Está chegando o dia da Mostra Cultural que vai oportunizar aos artistas e grupos culturais de bairros periféricos de nossa cidade mostrar a sua arte e cultura. Com o objetivo de ser meio para a difusão das variadas formas de expressões culturais o evento é parte do Projeto Ponto de Cultura desenvolvido pelo Movimento Pró Cultura do bairro Aeroporto. 

Já estão confirmadas apresentações de esquetes teatrais, danças, capoeira, percussão, hip hop, street dance, poesia e audiovisual. Na ocasião, também serão homenageados os membros da comunidade que contribuiram para o fortalecimento do Movimento Pró Cultura como instituição de produção cultural. Em reconhecimento ao apoio permanente ao movimento  a Ong estará concedendo  Três Títulos de Membros Benemérito a pessoas de Muriaé.