quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aeroporto não é só violência !



Sem querer negar a realidade de minha comunidade...

Venho aqui fazer um breve desabafo, como morador do bairro Aeroporto, em relação aos últimos acontecimentos policiais, do mês de janeiro de 2011. Sim, 8 (oito) assassinatos, sendo que (05 cinco), mais da metade, das ocorrências de óbito, foram em meu bairro. São Jovens matando Jovens por causa de envolvimento com o tráfico e muito mais .

Na mídia, em geral, o Aeroporto é o bairro o mais lembrado negativamente , o que me deixa triste. Mas, precisamos exaltar o que temos de bom. Temos aqui, além da violência, muita cultura, arte, espiritualidade e disposição de transformar a realidade da localidade. Temos Biblioteca Comunitária, o que na maioiria dos bairros não possuem. Temos um Bloco Carnavalesco o que é coisa rara em outras comunidades, além de muitas outras particularidades.

Somos o bairro que está sendo projeto píloto, na cidade, com o Projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela Energisa, através da Ong CDM. Temos também, a mais conhecida Rua Fantasma da cidade, a Santos Dumont, paralela ao Campo de Aviação. Todos gestores municipais(atual e anteriores) a conhecem mas, se negam urbaniza-la. Somos um povo ordeiro, apesar de acharem o contrário e, somos felizes , apesar de nossas limitações socioeconômicas.

O Movimento existe no bairro e faz a diferença na vida de dezenas de crianças que estão inseridos em nossas oficinas. O Movimento é o Pró Cultura e oferece Oficinas de: teatro, dança, percussão e audiovisual; O Aeroporto é o único bairro de Muriaé que tem um Ponto de Cultura apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura através do Programa mais Cultura do Governo Federal.

Nosso bairro, é assim mesmo, posssui diferenciais positivos e também negativos, além de, um lindo nascer do sol. Aplausos para a Polícia Militar, sempre presente. E mais políticas públicas para nossos jovens e crianças. Não podemos reclamar, muito, de políticas públicas para o bairro. Vejo acontecer o CRAS, o PROJOVEM, Escola Stella Fidellis, Cesta cheia, Sopão e muitas outras ações governamentais.

Mas, podemos pedir mais... e devemos !

Nenhum comentário: