terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ENTÃO NASCE UMA FOLIA DE REIS NO AEROPORTO


Hoje de manhã tivemos a grata visita,  em nossa Garagem cultural,  da Folia de Reis Mirim Sagrada Família. Trata-se de uma nova folia,  nascida no bairro Aeroporto por iniciativa de algumas crianças e adolescentes da comunidade. Já havia uns três anos que se ensaiava sair com essa folia,  mas nunca aconteceu  realmente sair de maneira organizada e reconhecidamente como Folia de Reis. As mascaras eram de papelão e fitilho de embalagens, não tinham fardamento e muito menos instrumentos. Batiam latas e arrastavam uma legião de meninos e meninas que faziam daquela brincadeira momentos de alegria e descontração.

Este ano foi diferente. De maneira planejada e determinada por um adolescente que chamou para si a liderança,  as coisas se ajeitaram e a meninada passou a receber apoios,  e com  isso deu um novo gás ao projeto. Com adolescentes pertencentes ao Grupo de Percussão do Papagaio e outros agregados a Folia passou a ter o suporte de Movimento Pró Cultura que cedeu os instrumentos, a bandeira e vestimentas. Também receberam suporte do Mestre  Alexandre que orientou quanto a cantoria, ensinou os princípios históricos e culturais de uma Folia de Reis.

Realmente está sendo mais uma  experiência de fomento e incentivo por parte de nossa instituição. Assim como outros grupos culturais da cidade,  que  se organizaram a partir do apoio institucional do Movimento Pró Cultura,  este coletivo não será diferente. E, seendo assim, enquanto essas crianças e adolescentes estiverem no firme propósito de preservar a tradição dessa cultura popular,  terá o suporte técnico e logístico e apoio dessa entidade. Esse é o nosso propósito, somos um  movimento e por isso temos de movimentar a comunidade local...

Nenhum comentário: