Instituição reconhecida como Utilidade Publica Municipal Lei 2857/2003 e Utilidade Pública Estadual Lei 18606/2009,cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal da Juventude de Muriaé – MG. Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural 2017. É reconhecido como PONTO DE CULTURA de Minas Gerais
A Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto recebeu na tarde de hoje, 28/01, a doação de 03 exemplares do livro Impressões Cotidianas. Os exemplares foram autografados pelo autor e professor Adellunar Marge, e serão parte do acervo bibliográfico do Movimento Pró Cultura .
Na oportunidade cumprimentamos o Prof. Adellunar pelo Livro e agradecemos a doação dos exemplares que enriquecerão nossa Biblioteca.
Com a falta de formação técnica na elaboração de projetos, muitos produtores culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando prejuízos e dificuldade no desenvolvimento de posteriores ações culturais.
Público alvo
Associações de bairro ou comunitárias, produtores culturais, artístas populares, grupos de teatro, grupos foclóricos, Ongs, Oscips e outros interessados
Objetivos
- Promover, por meio de metodologia participativa o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural local.
- Permitir aos participantes o adequado planejamento, execução e controle dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos.
Metodologia
A Oficina de Elaboração de Projetos tem um perfil técnico que abrange teoria e exemplos práticos, por meio de apresentação em “powerpoint”, texto base e participação gestores culturais locais em depoimentos pessoais.
Facilitadores
Sandro Areal Carrizo
Educador em escolas de Muriaé, fundador e atual coordenador da Ong Movimento Pró Cultura e também do SindUte- Sindicato Ùnico dos Trabalhadores da Educação de Muriaé, membro fundador do Grupo AMA-Amigos do Meio Ambiente e também do IFOP - Instituto de Formação Popular. Licenciado em Filosofia, Ciências Sociais e Geografia. Especialista em Geografia Humana e Mestre em Educação e Sociedade com pesquisas na área de novas tecnologias, educação, política, cultura e Juventude. Membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, membro do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. Produtor e gestor do Ponto de Cultura desenvolve projetos aprovados em inúmeros editais
Vinicius Mendes Ventura
Bacharel em Serviço Social, Coordenador Municipal e Orientador Social do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na Prefeitura Municipal de Muriaé/MG, Pesquisador em Juventudes e Políticas Públicas, Consultor Social & Organizacional, Conselheiro tutelar ocupando a cadeira de 1º suplente, Educador Popular, Assessor na elaboração de projetos e comunicação no Instituto de Formação Popular, Membro da Diretoria da Rede Cáritas de Leopoldina/MG, Assessorias/Palestras a órgãos públicos e diversas entidades com enfoque na área de Juventude, políticas públicas e sociais, Gestão de Pessoas e Projetos, fé e política, ética e política, cidadania, dinâmicas de trabalho em equipe e liderança, planejamento institucional e na elaboração de projetos para aquisição de recursos
Elias Muratori
Como escritor, publicou centenas de artigos e crônicas abordando temas político-sociais, em diversos jornais locais, dentre esses: Gazeta de Muriaé, Correio Muriaeense e Jornal Zona da Mata nos anos 80 e 90. No Jornal de Muriaé assinou a coluna fragmentos de abril a novembro de 2005. Atuou por longo tempo como colaborador do Portal Intermicro, publicando diversas matérias jornalísticas e a coluna fragmentos, atualizada semanalmente. Lançou seu primeiro livro HISTÓRIAS, FÁBULAS E PARÁBOLAS em agosto de 2004.Atualmente faz palestras em escolas, semanas acaêmicas e outros, abordando o tema do livro lançado em 2004.
Investimento
R$ 10,00
Horário
Das 13:00 ás 17:00 horas
Realização
IFOP - Instituto de Formação Popular Movimento Pró Cultura
O Bloco do Papagaio realizou hoje, 22/01, seu primeiro ensaio para o desfile de 2011. Com a presença de Mc Gilsinho e Mestre Helinho a Oficina de Percussão demonstrou que já está em rítmo de carnaval. Com a proposta de homenagear a Escola stella Fidellis o ensaio serviu para apresentar para a comunidade o samba enredo que vai embalar o desfile do Papagaio na avenida. " Hoje vou homenagear a escola onde aprendi o beabá..." diz a letra da música.
Em 2011, o Bloco do Papagaio conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Muriaé (CMDCA) e do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). Através do Projeto Oficina de Percussão do Papagaio são ministradas aulas que possuem o ojetivo valorizar os participantes promovendo uma comunidade de paz e harmonia para todos.
Próximo ensaio, quarta feira. 19:30 horas no Centro Comunitário Pró Cultura-Aeroporto
Aconteceu hoje, 21/01, no Aeroporto, a solenidade de formatura da 1ª turma do Curso Básico de Capacitação em Informática. Fico feliz de ver esse projeto dar seus primeiros frutos em uma comunidade carente em políticas de inclusão digital. O NID - Núcleo de Inclusão Digital é um projeto desenvolvido pelo IDECAN com o apoio da Comunidade Santo Antônio.
Formaram-se 24 participantes. Todos receberam um certificado de 100 horas de atividades/aula que lhes ajudarão no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e carente de profissionais capacitados nas áreas de novas tecnologias . Dentre os formandos destacamos a presença de nossa amiga Eva Januário, Conselheira do Movimento Pró Cultura e grande amiga.
Aos formandos damos parabéns e desejamos sucesso ...
Hoje aconteceu uma importante reunião com as lideranças do Bloco do Papagaio. A reunião aconteceu na casa do presidente do Movimento Pró cultura Sandro Carrizo, e teve por objetivo, definir a melhor forma de levar a comunidade para a avenida. Com a presença de representantes da bateria e outras alas do Bloco, ficou definido a ordem das alas e o modelo da roupa da Porta-bandeira e passistas.
Com muita animação, cada participante teve a oportunidade de apresentar opiniões referentes ao desfile sendo as melhores acolhidas pelos presentes. O bloco vai almejar ser o 1° a desfilar por ser composto por crianças e adolescentes e levará para seu desfile uma homenagem á escola do bairro, a Escola Municipal Stella Fidellis. Pela importância da instituição a escolha do enredo foi apoiada por todos.
Tô na avenida daqui não saio mais uma vez com o bloco do papagaio
BIS.
Tô na avenida e vou homenagear stella, stella... Tô na avenida vamos homenagear a escola onde aprendi o Beabá A, de amor B, de bondade C, de coração e também de caridade D, de Deus...diz aí... É, de escola... que eu não tiro da memória.
Minha bateria Ninguém segura são 10 anos de projeto Pró Cultura
Olha O Bloco do Papagaio aí gente.... arrepia bateria alô comunidade....
O Movimento Pró Cultura, entidade sóciocultural, cadastrada no C.N.P.J sob o nº 04 551 881/0001-90, com sede situada no bairro Aeroporto, Muriaé, vem convida-lo(a) para uma reunião que tratará de assuntos referentes ao “Desfile do Bloco do Papagaio de 2011.”
Dia 20/01/2011
Hora: 19:30
Local: Vila Cavalhier, 22
Aeroporto (Casa de Sandro e Marlúcia)
Sua presença é de extrema importância para a definição de ações e diretrizes que culminarão em benefícios para a comunidade.